Windows 8 contará com reconhecimento de voz, afirma Microsoft

Windows 8 contará com reconhecimento de voz, afirma Microsoft

O Windows 8 agregaria funções das novas gerações de smartphones e do Kinect, levando a experiência do usuário com o computador para outro nível.

A Microsoft está trabalhando para que o seu mais novo sistema operacional, o Windows 8, seja capaz de, entre outras funções, fazer reconhecimento de voz para executar comandos. O produto será conhecido como Microsoft Tellme. A intenção é criar um sistema consolidado onde tudo possa ser feito através da voz, sem a necessidade de periféricos como mouse e teclado.

O Windows 8 agregaria funções das novas gerações de smartphones e do Kinect, levando a experiência do usuário com o computador para outro nível, onde a interação não necessitaria do tato e a voz seria predominante na relação homem-computador.

Os executivos da Microsoft vêm mostrando em diversos eventos como os Windows Phones podem fazer ligações através de perguntas faladas, mas a nova versão de celulares poderá transformar textos em falas e vice-versa, um ótimo recurso para mandar mensagens em redes sociais e e-mails.

Já o Kinect, controle da Microsoft que dispensa aparelhos periféricos, usando apenas o movimento do corpo, poderá reconhecer voz e interligá-la ao Bing, fazendo buscas de filmes, vídeos, músicas e tudo o mais que puder ser buscado pela ferramenta, apenas usando a voz.

O Windows 7 já executa algumas funções através da voz, mas ainda com resultados insatisfatórios para a Microsoft. Na nova versão, muito mais comandos estarão disponíveis e, como o sistema terá o incentivo ao uso do HTML5, muitos programadores poderão aproveitar para programar aplicativos que tenham a voz como principal fator de comando.

Fonte: techtudo.com.br