Windows 8 virá com interface limpa e moderna, afirma Microsoft

Imagens liberadas no blog de ​​desenvolvimento do Windows mostram uma interface que remete ao visual mais simples do Windows XP.

O Windows 8 irá abandonar grande parte do layout introduzido pelo Vista seis anos atrás, em favor de um estilo mais consistente com o visual dos aplicativos Metro da Microsoft, anunciou a empresa.


Windows 8 virá com interface limpa e moderna, afirma Microsoft

Imagens liberadas no blog de ​​desenvolvimento do Windows mostram uma interface que remete ao visual mais simples do Windows XP, mas sem a mesma paleta de cores berrantes. A ênfase agora está no "limpo e nítido" e "arejado", disse Steven Sinofsky, presidente do Windows na Microsoft, "mesclando o texto branco do Windows 7 em fundos claros com o minimalismo geométrico do Metro".

"Foram embora o transparente e os reflexos. Nós aparamos as bordas das janelas e da barra de tarefas. Removemos todos os brilhos e gradientes encontrados em botões e fizemos a aparência das janelas mais nítidas, eliminando sombras desnecessárias e transparência", disse Sinofsky .

?Nós fizemos ajustes, limpamos gradientes e achatamos os fundos para alinhar com as nossas mudanças na gama de cores, e também ajustamos as cores para que ficassem mais modernas e neutras?, completa.

Em outras palavras, lá se vai a aparência transparente, dita uma vez como a melhor coisa do mundo desde a invenção da interface gráfica, mas que agora é vista como uma tendência passageira.

"Esses elementos de estilo no Vista representavam as sensibilidades de design da época, refletindo as capacidades das ferramentas digitais novíssimas usadas para criá-los. Este estilo de simulação de materiais falso-realistas (como vidro ou alumínio) na tela parece datada e cafona agora, mas na época estava muito em voga. "

As mudanças são claramente importantes para a Microsoft, com Sinofsky escrevendo um longo post inusitado sobre a história da interface do Windows para explicar e justificar a evolução. Tal como acontece com o Windows 8 em geral, a revisão tem como alvo uma geração mais jovem, influenciada pelos dispositivos móveis , fazendo a Microsoft ganhar o argumento sobre como o Windows deve reinventar-se face à concorrência .

Uma vez que as outras versões do do software foram mantidas em sigilo para o dia do lançamento, a fim de manter a "aura do produto", os detalhes e justificativas dados são quase irresistíveis.

O mundo já sabe sobre os novos recursos do sistema operacional (ainda que outros sistemas já possuam alguns deles), incluindo seu novo sistema de arquivos, a provisão de armazenamentos inteligentes e o botão de reset para tornar as instalações do sistema algo que possa ser realizado por qualquer pessoa não entendida do assunto.

Fonte: Uol-idgnow