Windows deixará de ser atualizado em 20 milhões de PCs no Brasil; confira

Sistema é o 2º mais usado no Brasil e no mundo depois do Windows 7

O ciclo de atualizações de segurança do Windows XP com o pacote de atualizações SP3 (Service Pack 3) chega ao fim no dia 8 de abril de 2014. Na prática, o sistema operacional lançado em 2001 não receberá mais correções de segurança a partir desta data, em nenhuma versão, deixando cerca de 20 milhões de computadores vulneráveis no Brasil.

?Basicamente, a maioria das pessoas que usa XP está desprotegida?, alerta Priscila Alves, gerente geral para o Windows na Microsoft Brasil. Segundo ela, quando os pacotes mensais de correções de segurança da Microsoft forem liberados para os sistemas mais recentes (Windows Vista, 7, 8 e 8.1) ?os hackers podem fazer engenharia reversa? e explorar as brechas que não serão corrigidas no XP SP3.

A preocupação da Microsoft também se deve ao fato de que o Windows XP é o segundo sistema operacional mais usado no Brasil e no mundo depois do Windows 7. ?Estamos entrando em contato com todas as grandes empresas que ainda utilizam o Windows XP para explicar os benefícios de usar um sistema operacional mais recente e até o final de novembro?, disse a Microsoft Brasil, em comunicado.

Até o mês passado, 16,7% dos computadores no Brasil ainda rodavam a versão XP do Windows, segundo dados da empresa StatCounter. O volume fica em torno de 19,7 milhões de máquinas considerando que o Brasil terá 118 milhões de computadores em uso este ano, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas. No mundo, o número de máquinas com XP em atividade sobe para 20,6%.

A Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows XP SP3 em abril deste ano, um ano antes de seu fim. O link para atualização de outras versões do Windows para o SP3 permanece no ar (veja aqui). De acordo com a Microsoft, a atualização será mantida até o final do suporte no dia 8 de abril de 2014.

Fonte: G1