Yahoo! sepulta portal de sites GeoCities

O GeoCities foi um dos primeiros portais que permitia ao internauta criar gratuitamente

O Yahoo! anunciou o encerramento de um dos sites precursores de páginas pessoais (uma espécie de protoblog), voltado ao armazenamento e criação de páginas pessoais de internet.

O site GeoCities, 15, deixa de existir oficialmente a partir desta segunda-feira (26) --com a promessa de ganhar alternativas para que "você se expresse on-line", de acordo com um breve comunicado aos internautas.

O GeoCities foi um dos primeiros portais que permitia ao internauta criar gratuitamente qualquer página de seu interesse (desde armazenamento de fotos até resenhas de cinema, por exemplo, em um espaço disponível de 15 Mbytes para cada site), em formato HTML.

A empresa de internet já havia anunciado planos de derrubar o Gecities em abril. "Decidimos descontinuar o processo de permitir novos usuários entrarem em novas contas no GeoCities, e vamos enfocar na ajuda aos nossos consumidores para explorar e construir novos relacionamentos on-line, em outras alternativas", disse, à época, a companhia. O desligamento do site foi anunciado em julho.

Para aqueles que ainda são membros e hospedam seus sites ali, o Yahoo! está oferecendo uma atualização para uma hospedagem premium, por US$ 4,99 mensais.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br