Zoológico dá iPad para macacos desenvolverem inteligência

Zoo quer trazer visitantes para campanha de proteção da espécie

08/04/2012 - 16:44

Um jovem orangotango brinca com um iPad e cria manchas coloridas. No zoológico de Milwaukee (EUA), os orangotangos dominam a alta tecnologia e brincam com tablets, que, um dia, lhes permitirão encontrar na internet animais de outros zoos. Mahal lambe o iPad e joga seu game preferido. Em breve, ele e outros animais poderão usar a ferramenta em uma atividade mais apaixonante: conhecer orangotangos de outros zoológicos pela internet.

Zoológico dá iPad para macacos desenvolverem inteligênciaZoológico dá iPad para macacos desenvolverem inteligência

Os animais já se mostram emocionados com a visão de outros orangotangos em vídeos exibidos em seus tablets, contam representantes do zoológico. Mas ver ao vivo seus semelhantes pode ser ainda mais interessante.

“Estamos ansiosos para ver aonde isso irá nos levar", diz Trish Kahn, responsável pelos animais do zoológico de Milwaukee. "Talvez fiquem indiferentes, mas, pelo que conheço deles, acho que entenderão de onde vem a imagem ao vivo, e que estarão vendo outro orangotango".

Os macacos de Milwaukee se divertem com iPads equipados com wi-fi, de forma que os visitantes podem ver os animais pela webcam enquanto eles jogam. Outros zoológicos usam tablets financiados pela associação Orangutan Outreach, que lançou a campanha "Apps for Apes" após observar como esses animais se divertem jogando em Milwaukee.

Objetivo do projeto é desenvolver a inteligências dos orangotangos (Foto: Mira Oberman/AFP)

O objetivo é duplo: propor uma atividade para os orangotangos que desenvolva a sua inteligência, e tentar convencer os visitantes a se unirem a uma campanha de proteção da espécie. “Esses animais estão ameaçados de extinção", afirma Khan, ao falar sobre os orangotangos, "destacadamente inteligentes". Seu habitat está sendo destruído por causa do dematamento na Indonésia para produzir óleo de palma.

Trabalho voluntário

Scott Engel, voluntário e fotógrafo independente, mostra os vídeos aos macacos por meio do vidro de sua jaula, e responde às perguntas dos visitantes. Ele afirma que Mahal adora ver imagens de pinguins, enquanto sua mãe adotiva, MJ acompanha com atenção documentários sobre a natureza feitos por David Attenborough para a “BBC”.

MJ toca no vidro para pedir a Scott que inicie o próximo vídeo. O voluntário entrou em contato com o zoológico para doar seu iPad antigo. Agora, ele comparece ao local várias vezes por semana, para mostrar vídeos aos orangotangos, muitos produzidos por ele mesmo.

"É maravilhoso poder estabelecer uma conexão com um animal", afirma o fotógrafo. Mahal aplaude quando vê Scott, e adora brincar de esconde-esconde com ele, enquanto MJ chama a atenção do voluntário, para que ele também brinque com ela.

Tommy, um macho solitário de 30 anos que passa a maior parte do tempo em seu canto, aproxima-se de vez em quando. Ele também gosta de ver Scott e seu iPad. “É maravilhoso vê-lo sair e parar de se esconder", diz Khan. "Tommy é fantástico, e queremos que as pessoas o vejam”.

FONTE: G1

VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ver mais+

DEIXE SEU COMENTÁRIO

voltar para o topo