'Temos que limpar a cidade', diz Firmino sobre Aedes aegypti

Começa no sábado (19) a operação Faxina nos Bairros.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O controle da dengue é uma questão de parceria entre poder público e população. A operação Faxina nos Bairros, da Prefeitura de Teresina, começa neste sábado (19) e tem por objetivo mobilizar os teresinenses para a prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya, por meio da intensificação na coleta do lixo residencial.

A primeira etapa da ação, que faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento do Aedes aegypti, vai contemplar os bairros Parque Brasil (zona Norte), Santa Cruz (Sul), Morros (Leste) e Parque Ideal (zona Sudeste), que são os locais com os números mais altos de infestação pelo mosquito segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa).

O trabalho é iniciado alguns dias antes, quando agentes de saúde passam pelas residências informando e tirando dúvidas sobre o evento. “A população é orientada a recolher todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no seu quintal e que possam se transformar em morada do mosquito”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba.

Este material será recolhido no dia D pelos caminhões das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Simultaneamente, uma equipe de agentes de endemias estará percorrendo os bairros com orientações sobre a importância de manter a casa sempre limpa.

Segundo o prefeito Firmino Filho, diante da recente descoberta de consequências relacionadas às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, faz-se importante a realização de ações de caráter imediato, para assim manter a cidade limpa e livre dos focos de criadouros de mosquito. “Temos que limpar a cidade como uma medida preventiva para garantir mais saúde à população”, diz o prefeito. “Por isso, todos são convidados a participar”, completa ele.

A Faxina nos Bairros inicia no próximo sábado (19) e terá prosseguimento nos sábados seguintes. "Nossa intenção é alcançar o maior número possível de bairros, de forma que possamos manter a cidade limpa e saudável. Já temos agendadas faxinas para o próximo dia 26 de dezembro, 02 e 09 de janeiro de 2016, sempre contemplando todas as regiões da cidade", lembra Francisco Pádua, presidente da FMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES