Teresina concentra 68% dos casos de homicídios ocorridos no Estado

Teresina concentra 68% dos casos de homicídios ocorridos no Estado

Teresina é a cidade do Estado que apresentou o maior número de homicídios no mês de setembro. Foram 33 assassinatos, dos 48 registrados em todo o Estado, o que corresponde a 68% de todos os assassinatos registrados no Piauí, no período em questão. Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) , que traça o perfil dos homicídios dolosos no Estado.


Teresina concentra 68% dos casos de homicídios ocorridos no Estado

Além disso, esses dados mostram que a capital apresentou um crescimento de cerca de 50% no número de homicídios em relação ao mês de agosto, quando foi contabilizado um total de 23 assassinatos. Já no interior do Estado esse número apresentou uma queda: 15 em setembro e 18 no mês de agosto. Em todo o Estado, conforme os dados da pesquisa, em setembro foram registrados 48 assassinatos contra 41 em agosto.

Quando se analisam os dados de Teresina, por zonas, percebe-se que a zona Sul da cidade ainda é a mais violenta, sendo acompanhada de perto pela zona Norte. Nestes locais foram registrados 12 e 10 assassinatos respectivamente. Esse dado supostamente está ligado ao fato de que é nestas duas zonas que se concentra a maioria dos pontos de venda de droga da capital.

Outro dado preocupante, mostrado no estudo, é o crescimento do número de homicídios por arma de fogo. Cerca de 73% dos crimes, em setembro, foram praticados com este tipo de arma, ou seja, 35 dos 48. Neste contexto as mortes praticadas com armas brancas, faca, facões e punhais vêm caindo e não só pelo aumento dos assassinatos com armas de fogo, mas também pelo crescimento dos estrangulamentos, sobretudo tendo como vítimas as mulheres, que correspondem a seis dos homicídios desse tipo no Piauí, no mês de setembro.

INTERIOR DO ESTADO - Parnaíba mais uma vez foi o município que registrou o maior número de crimes depois de Teresina, com três casos, número que sobe para seis se forem computados os assassinatos nos municípios vizinhos. Em Buriti dos Lopes, Luís Correia e Ilha Grande do Piauí foram registrados três assassinatos, um em cada município.

Dos três, o município mais distante de Parnaíba é Buriti dos Lopes, que fica a apenas 33 quilômetros, o que leva à conclusão de que a área urbana da Grande Parnaíba está se consolidando como uma das mais violentas do Estado.

Fonte: Pollyanna Carvalho