Teresina ganha novo sistema de alerta contra enchentes

O SACE foi criado pela CPRM.

A partir de agora os rios Parnaíba e Poti terão as suas bacias monitoradas permanentemente para a prevenção e o controle de inundações. O Sistema de Alerta Contra Enchentes – SACE que está sendo implantado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, foi apresentado hoje(12) ao prefeito Firmino Filho.

Para o prefeito Firmino Filho, o SACE é de grande importância para que a Prefeitura possa adotar medidas preventivas diante de alertas de inundações. O evento contou com a participação também de técnicos e dirigentes das superintendências de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Secretaria municipal de Planejamento e Coordenação Geral.

Conforme o coordenador do SACE, engenheiro Cláudio Damasceno de Sousa, o sistema permitirá a previsão e o controle da vazão dos rios Parnaíba e Poti, beneficiando os municípios de Teresina, Timon, Floriano, Barão de Grajaú e Luzilândia, os primeiros a contar com estações de monitoramento. O próximo passo, segundo Cláudio Damasceno, será a determinação das manchas de inundação. Nove sessões de réguas de monitoramento já foram instaladas pela CPRM na região de Teresina.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Aires, explicou que o novo sistema permitirá um melhor controle de inundações. Ele destacou que anteriormente esse controle era feito de forma precária.

Fonte: Com informações do Portal do Governo