Teresina recebe “Faxina Nos Bairros” contra o Aedes aegypti

Ação faz parte de plano municipal de enfrentamento ao mosquito

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está sensibilizando os cidadãos a combaterem o mosquito Aedes aegypti. Próximo sábado, 19, a partir das 8h, os bairros Parque Brasil I e II (zona Norte), Santa Cruz (Sul), Morros (Leste) e Parque Ideal (zona Sudeste) receberão a equipe de operação Faxina nos Bairros, que tem por objetivo mobilizar os teresinenses para a prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya, por meio da intensificação na coleta do lixo residencial.

Os locais contemplados com esta primeira etapa da ação apresentam os números mais altos de infestação pelo mosquito, segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa).

A população está recebendo orientações de agentes de saúde, durante toda a semana, para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito. “Diante da recente descoberta de consequências relacionadas às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, faz-se importante a realização de ações de caráter imediato. Temos que limpar a cidade como uma medida preventiva para garantir mais saúde à população”, diz o prefeito Firmino Filho.

A Faxina nos Bairros faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti e terá prosseguimento nos sábados seguintes. O material colocado nas calçadas pela população será recolhido aos sábados pelos caminhões das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

A intenção é alcançar o maior número possível de bairros. A operação Faxina Nos Bairros já está agendada também para os dias 26 de dezembro, 02 e 09 de janeiro de 2016, sempre contemplando todas as regiões da cidade.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina