Teresina registra mais de 1.800 feridos em acidentes no 1º trimestre

Teresina registra mais de 1.800 feridos em acidentes no 1º trimestre

Os dados são do Projeto Vida no Transito, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

O saldo deixado pelos acidentes registrados no primeiro semestre de 2012 em Teresina preocupa as autoridades em trânsito da capital.

Nos primeiros três meses do ano foram 1.848 feridos e 26 mortos. Os dados são do Projeto Vida no Trânsito, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Dos 26 mortos, 19 eram motociclistas, dois eram ciclistas, dois motoristas, dois passageiros e um pedestre. Dois acidentes envolvendo motociclistas, sete mortes foram provocadas por acidentes com a própria motocicleta, sete envolveram motos com automóveis, dois motos com caminhões, um envolveu moto com ônibus e dois foram colisão da motocicleta com objeto fixo.

Os dados são resultados de balanços realizados pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Cipitran), Samu, Delegacia de Acidentes e Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a coordenadora de Educação no Trânsito da Strans, Audea Lima, dentre as causas mais comuns dos acidentes graves em Teresina estão o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante. ?O Brasil assumiu com a ONU o compromisso de reduzir pela metade os acidentes de trânsito nessa década e nós vamos fazer a nossa parte e vamos combater principalmente estas que são as maiores causas de acidentes?, disse.

Para isso, será realizada entre 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito, com o tema ?Não exceda a velocidade, preserve a vida?. Ontem foi realizada reunião para acertar os detalhes e desta semana, com os parceiros do evento. ?Nós queremos mobilizar a cidade, sensibilizar as pessoas e mostrar a elas o perigo da alta velocidade e ainda da alta velocidade somada com a embriaguez ao volante?, disse Audea.

A abertura acontecerá no dia 18, na praça do Liceu Piauiense. Durante a semana, será realizada toda uma programação em bairros como Mocambinho, zona Norte de Teresina; Bairro Dirceu, zona Sudeste; e Parque Piauí, zona Sul da capital. Além disso, serão intensificadas as blitzen em Teresina e o uso do bafômetro durante essas abordagens.

Farão parte da semana órgãos como Departamento Estadual de trânsito (DETRAN), Strans, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), SEST/SENAT, Matizes, dentre outros.

Fonte: Pollyanna Carvalho