Teresina registra 11 acidentes em média por dia, diz dados da Ciptran

Por dia, a capital tem em média 11 acidentes, chegando a cerca de 320 por mês

O número de acidentes de trânsito em Teresina vem se mantendo nos últimos anos bastante alto e preocupa as autoridades em trânsito da capital. Dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) mostram que já foram registrados, entre os meses de janeiro e outubro de 2013, 3.093 acidentes. Por dia, a capital tem em média 11 acidentes, chegando a cerca de 320 por mês.

O comandante da Ciptran, major Adriano Lucena, afirma que cerca de 60% desses acidentes são menos graves, resultando apenas em danos materiais, o que significa que podem ser evitados mais facilmente. ?As pessoas precisam de mais atenção no trânsito, atitudes simples evitariam 60% destes mais de três mil acidentes registrados esse ano?, disse. Os mais comuns são colisão traseira e lateral e ainda abalroamento.

Os mais de três mil acidentes registrados este ano em Teresina deixaram 58 mortes, mesmo número de vítimas fatais registrado durante todo o ano de 2012, quando foram registrados 3.465 acidentes de trânsito. Esses números acabam influenciando nos trabalhos dos policiais da Ciptran, uma vez que oito equipes precisam atender aproximadamente 11 acidentes diariamente. ?Nós buscamos agilizar nossos trabalhos, pois em cada ocorrência nós demoramos em média duas horas no local e quando acontecem acidentes simultâneos fica ainda mais complicado?, afirmou.

Para tentar amenizar esse problema, os policiais estão fazendo rodízio durante seus dias de folga para que as equipes não fiquem tão desfalcadas. ?No segundo dia de folga deles, eles trabalham, não por 12 horas, mas por seis horas. Isso já ajuda a amenizar a deficiência de policiais?, explicou o major Lucena.

Fonte: Jornal Meio Norte