Teresina será o 1º município do Piauí a criar o Conselho do Emprego

O Conselho poderá viabilizar a criação do Sine municipal

A cidade de Teresina será a primeira no Estado do Piauí a possuir um Conselho do Emprego para viabilizar a criação do Sine municipal na capital. Para discutir sobre este assunto, o Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Fábio Nery, reuni-se com o secretário estadual do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, no prédio da Setre.

A audiência entre os dois gestores teve como pauta a homologação do regimento interno do Conselho Municipal do Emprego de Teresina (COMET). "Com a homologação do conselho estadual, o nosso poderá existir institucionalmente", disse o secretário Fábio Nery explicando os próximos passos.

"Após o Conselho do Estado homologar, aí sim estaremos habilitado a criar nosso Sine, onde poderemos tirar carteiras de trabalho, ofertar empregos e qualificar mão de obra", explicou o gestor municipal.

Solicito à demanda do município, o secretario Gessivaldo elogiou a iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Semdec, por estar sendo o primeiro município do Piauí a ter o seu conselho do emprego.

"Essa iniciativa é de grande importância, porque vai servir de exemplo para os outros grandes municípios do nosso estado. E nós estamos aqui para apoiar e dá o suporte necessário", disse.

Toda e qualquer cidade acima de 100 mil habitantes tem o direito de criar o seu conselho de emprego para facilitar a entrada dos seus cidadão ao mercado de trabalho, através dos incentivos estaduais e federais. A reunião também contou com a participação do conselheiro do Conselho Estadual do Emprego, Kássio Lages, que auxiliou no entendimento de ambas as partes.


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina