Teresina sofre com os entulhos espalhados pela cidade

A justificativa de muitos é a falta de dinheiro para adquirir caçambas de entulho, próprio para carregar lixo acumulado nas calçadas.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (26) DO JORNAL MEIO NORTE

Entulhos nas calçadas de Teresina já são comuns por quem caminha na capital. O problema se agrava, pois dificulta a passagem tanto de pedestres, além de mães com carrinho de bebês e pessoas com dificuldade de locomoção, que são obrigados fazer manobras arriscadas para poder prosseguir seu caminho.

A justificativa de muitos é a falta de dinheiro para adquirir caçambas de entulho, próprio para carregar lixo acumulado nas calçadas. E os preços variam em tamanhos e formatos. Segundo empresa do ramo de limpeza e conservação, os valores dependem da distância. “Os preços variam entre 85 a 110 reais, além disso, deixamos no local contratado e quando o cliente liga informando que está cheio, vamos ao local para trocar”. Afirma.

Porém, esse serviço exclusivo não é acessível a todos. E as SDUs da capital, tem como responsabilidade verifica a forma como esse lixo é posto, diz o superintende da SDU Centro/Norte João Pádua. “Todas as SDUs supervisionam, pois cada uma tem a gerência e controle de fiscalização”. O superintende ainda conta as penalidades dos que insistem em sujar as calçadas. “A pessoa que deixou o entulho deverá retirá-lo ou então ele receberá uma multa”. Afirma.

A Prefeitura de Teresina, desde 2011 criou o Código de Posturas dos Municípios, que cuida do exercício dos direitos individuais para o bem estar da cidade, como reclamações nas calçadas cobertas por lixo, bares que ocupam as mesmas e ruas com cadeiras e mesas, além de vizinhos que fazem muito barulho durante a noite.

Repórter: Daniely Viana

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Daniely Viana