Teresina tem 46 acidentes de moto por dia, diz STRANS

Teresina tem 46 acidentes de moto por dia, diz STRANS

De acordo com a gerente de Educação no Trânsito, o motociclista é ainda o responsável pelo alto índice de acidentes na capital

Em 2013 foram registradas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), 13 mil ocorrências. Atualmente 90% dos atendimentos e dos procedimentos realizados no setor de ortopedia do HUT são decorrentes de acidentes de motos. Ao todo são 46 acidentes por dia na capital, segundo o Strans.

Jardel Jergoles é mais uma vítima do trânsito, acometido por acidente de moto. Ele quebrou a perna e, como resultado, vai ficar dois anos sem trabalhar.

?Eu vinha fazendo o meu percurso normal, não ultrapassei em faixa proibida, não vinha em alta velocidade, infelizmente foi a pessoa que veio ao contrário que fez a ultrapassagem em contramão, num local totalmente impróprio, em cima de uma ponte, que só não chegou a colidir frontalmente porque eu tirei a frente da moto?, disse Jardel.

De acordo com a gerente de Educação no Trânsito, Samira Mota, mesmo com o trabalho de planejamento e com a realização de blitz, o motociclista é ainda o responsável pelo alto índice de acidentes na capital. ?O motociclista é o nosso fator de risco maior, infelizmente. Até porque ele é mais vulnerável no trânsito, pelas imprudências que ocasionam em acidente como a falta de capacete?.

A frota de 370 mil veículos, bastante saturada circulando pela capital, a imprudência do motorista e a mistura álcool e moto são os fatores que mais contribuem para esta realidade. Nesse contexto, nem mesmo as campanhas educativas estão surtindo efeito e, de acordo com o órgão, a alternativa é encher a capital de blitz.

?Nós estamos em planejamento. Inclusive já vêm acontecendo as blitz. Já começamos esta semana com o Strans, Detran e todos os órgãos que fazem a segurança no trânsito. Vamos fazer muitas campanhas para darmos um freio nessas ocorrências?. encerra.

Fonte: Denison Duarte