Teresina terá praça em homenagem aos Orixás

Projeto será encaminhado para ser licitado

Com espaço para eventos, banheiro e estacionamento, além de 13 esculturas: dez orixás e três entidades, representando as religiões Candomblé e Umbanda, a Praça dos Orixás, que será construída na região do Parque Lagoas do Norte, será um novo espaço que refletirá todo o simbolismo das religiões de matrizes africana em Teresina.

O projeto final da praça foi apresentado na manhã da última quinta-feira (21) para a aprovação dos pais, mães e filhos de santo. O encontro aconteceu no prédio administrativo do Parque Lagoas do Norte e teve como objetivo incentivar o diálogo e a tolerância religiosa.

"Desde o início da concepção da Praça mantivemos estreitos os laços com os pais, mães e filhos de santo, especialmente aqueles dos bairros beneficiados pelo Programa Lagoas do Norte, para que eles tivessem uma participação ativa em todas as etapas do projeto, afinal, essa Praça será construída em reconhecimento aos povos tradicionais. Durante a elaboração fizemos diversos ajustes no projeto, de forma que atendessem aos seus anseios. É uma ação feita com eles e por eles", declarou o coordenador do Parque Lagoas do Norte, Erick Amorim.

Para o pai Rondinele Santos a Praça é um desejo muito antigo da comunidade. "Nós realmente estamos muito ansiosos com a construção da Praça, que deve se tornar um ponto turístico e cultural da zona Norte de Teresina. Eu acompanho o projeto desde o início e estou muito feliz em ver um sonho se tornar realidade. Além de termos um local que referencie nossa fé, ainda é uma forma de acabar com a discriminação e a intolerância religiosa", observou. 

Com a aprovação do projeto será iniciado o processo licitatório para a construção da Praça dos Orixás.

Fonte: Portal Meio Norte