Teresinenses lotam nova Potycabana após reabertura

Em sua reabertura, parque está atraindo grande número de visitantes

No primeiro fim de semana após a reabertura, a Potycabana, que é a mais nova opção de lazer, convivência e práticas desportivas da capital, teve grande movimentação. Na manhã de ontem (19), por volta das 9h, o fluxo de pessoas já era bastante intenso.


Teresinenses lotam nova Potycabana após reabertura

A escolha do local vai além da prática de atividade física, pois muitos teresinenses passaram a adotar o local como ponto certo para uma conversa descontraída com amigos ou ler um bom livro.

Segundo Plínio Dumont, coordenador Estadual da Juventude e um dos responsáveis pela administração do local, no sábado (18), das 5h às 22h, cerca de 2 mil pessoas passaram pelo local. "Muita gente já passou por aqui.

No sábado foram mais de 2 mil pessoas e a expectativa é que o domingo tenha o dobro desse total", comenta ao ressaltar que todo material necessário para a realização das atividades esportivas são oferecidos pela administração.

"As pessoas podem reservar as quadras até 24h antes e têm o tempo limite de 1h para ocupar o espaço. Além disso, bolas, redes, marcadores e outros materiais são disponibilizados de forma gratuita aos visitantes", explica Plínio.

A preferência do público que sai de suas casas e se dirige até a Potycabana é aproveitar os espaços voltados para as práticas esportivas, em especial a pista de caminhada e as quadras de esporte.

Maristela Soares, aposentada, conta que há muito tempo esperava um local como a Potycabana para frequentar com tranquilidade. "Caminho todos os dias pensando no meu bem-estar, na melhora da minha qualidade de vida. Com esse novo espaço, fico ainda mais motivada a praticar atividade física diariamente", declara.

Quem também gostou dos espaços foi a criançada. Para os pais, o espaço é excelente para deixar as crianças à vontade e envolvê-las em atividades que dão prazer.

A mãe do pequeno José Henrique, Claúdia Virgínia, conta que a Potycabana já se tornou o ponto preferido do filho. "Agora ficou ótimo. As crianças ficam à vontade aqui. Podem andar de bicicleta, correr e se divertir com mais segurança, visto que aqui é um local fechado", comenta.

Outros espaços no parque, também voltados para a prática de esportes podem ser utilizados pela população, como a ciclovia, quadras de tênis, badminton, futsal, campo e pista de skate. Essa última foi construída com a assessoria de projeto do presidente da Associação Teresinense de Skate (ATS) de Teresina, Thiago Costa.

A construção da pista de streek contribui positivamente para a prática do esporte, por responder as demandas crescentes dos esportistas da modalidade na capital e, também, pelo espaço estar bem localizado.

O skatista Isaías da Silva foi conferir a pista no fim de semana e diz ter gostado do local. "Para o skate é uma conquista muito grande, há muito tempo vimos batalhando para conseguir pistas. Já temos algumas pistas, mas essa é bem melhor, porque foi projeto da associação dos skatistas, e ainda tem muito mais segurança", frisa.

Na Potycabana, através da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), devem acontecer atividades culturais para utilização dos palcos existentes e também a realização de ginástica ao ar livre, shows de música, dança e teatro.

Além de contar com praça de alimentação, quiosques, restaurante, playground, o local tem ainda uma praça de convivência, que recebeu 117 bancos, onde familiares e amigos podem se reunir.

Fonte: Aline Damasceno