Termina nesta quinta o prazo para inscrição de vagas do Sisu 2016

Sistema fecha às 23h59 desta quinta-feira (14)

Acaba às 23h59 desta quinta-feira (14) o prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2016. Um time de especialistas deram dicas do próprio Ministério da Educação (MEC) para apontar maneiras eficientes de usar a nota do Enem 2015 na busca por uma vaga em uma universidade pública.

Reprodução site do Enem (Crédito: Reprodução)
Reprodução site do Enem (Crédito: Reprodução)

É preciso ter nota mínima?

Sim, a primeira exigência para acessar o sistema e consultar as 228 mil vagas disponíveis é não ter zerado a redação. Além disso, algumas instituições estabelecem uma nota mínima para candidatos às suas vagas.

Qual o prazo e como fazer a inscrição?

Até as 23h59 desta quinta-feira é possível fazer a inscrição e mudar as escolhas quantas vezes o estudante quiser. O candidato deve acessar o site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/) e preencher os campos com número de inscrição no Enem 2015 e senha. Em seguida, é possível visualizar as notas no exame – divididas pelos campos de conhecimento.

Minha nota no Enem será a mesma em todas universidade?

Não necessariamente. Cada universidade pode atribuir pesos diferentes às disciplinas, ou seja, o mesmo candidato pode ter uma nota mais alta em uma universidade e mais baixa em outra. Esse cálculo da nota no Sisu tem como base espécies de "bonificações" que o sistema aplicará automaticamente sobre a nota obtida no Enem 2015.

Quando saberei que fui aprovado?

O Sisu divulgará a única lista de aprovados no dia 18 de janeiro. As matrículas serão feitas em 22, 25 e 26 de janeiro.

O que fazer em caso de problemas técnicos?

Se o candidato tiver dificuldades para fazer a inscrição, deve ligar para o 0800-616161. É comum que o problema esteja no computador usado pelo estudante. Vale a pena tentar em outras máquinas ou mudar o navegador do computador.

É recomendado não deixar para fazer a inscrição em cima da hora: problemas técnicos podem acontecer no site do Sisu e o candidato passará a correr o risco de perder a oportunidade de concorrer.

Fonte: Com informações do G1