Terremoto de magnitude 6 atinge a ilha de Samoa

Tremor ocorre na mesma região que sofreu com um tsunami há duas semanas

 Um terremoto de magnitude seis acaba de atingir a ilha de Samoa, no sul do Pacífico, nesta quinta-feira (ainda quarta-feira no Brasil), informaram os sismólogos do Serviço Geológico dos Estados Unidos, duas semanas depois do violento tsunami causado por um terremoto que devastou Tonga, Samoa e a Samoa Americana.

Ontem, a região do Pacífico também registrou outros tremores. Um abalo de magnitude 6,3 atingiu as Ilhas Aluetian, no Alasca. O terremoto teve seu epicentro 120 km a sudeste de Nikolski, a 14 km abaixo do fundo do mar. O Centro para Tsunamis no Pacífico disse que o tremor não causou um tsunami.

A área é propensa a tremores, mas um de magnitude 6,3 é maior que os que geralmente ocorrem na região.

Indonésia

Um forte terremoto de 6,2 graus afetou ontem a ilha indonésia das Célebes, sem o registro até o momento de vítimas ou danos materiais, anunciou a Agência Indonésia de Geofísica. O tremor aconteceu às 20h30 locais (8h30 de Brasília), 195 km ao sudeste de Melonguane, na Província de Sulawesi (Célebes) do Norte, e a 18 km de profundidade. A Indonésia fica no "anel de fogo do Pacífico", área de justaposição de várias placas tectônicas, com forte atividade sísmica e vulcânica.

Um terremoto afetou no mês passado a província indonésia de Sumatra, com saldo de 809 mortos, segundo dados oficiais, mas que de acordo com a ONU ultrapassa 1.100. Como os trabalhos de resgate foram interrompidos, muitas das localidades coletivas se tornaram uma espécie de covas coletivas.

Fonte: R7, www.r7.com