THE: Centro tem o maior número de denúncias em DPs

THE: Centro tem o maior número de denúncias em DPs

Se na zona Sul o índice de crimes registrado pela polícia ainda é o maior da cidade, é no centro que estão os maiores números de registros.

Um levantamento realizado mensalmente pela Polícia Civil do Piauí mostrou que o centro de Teresina possui o maior número de inquéritos policiais abertos. Os dados que constam no endereço eletrônico da instituição apontam que no mês de fevereiro, o 1º Distrito Policial registrou 24 inquéritos, desses, 13 por flagrante e 11 em portaria.

Segundo o delegado do distrito, Carlos André, os principais motivos das aberturas de boletins de ocorrência na região se devem a furtos, estelionato, além de assaltos e roubos (quando há uso de violência ou grave ameaça). Dos casos, cerca de 80% chegam a ser solucionados.

O fluxo constante de pessoas na região e a distração de muitos populares é o que provoca o elevado número de ocorrências. Tanto que as principais vítimas da violência na região são as mulheres e idosos. ?Época de pagamento o pessoal aproveita para atuar nos bancos. Aplicam os famosos ?conto-do- vigário? e as ?saidinhas de banco?. Tem pessoas que sacam de 15 a 20 mil reais e saem com o dinheiro na

bolsa caminhando na rua. Se torna alvo fácil?, comenta o delegado do 1º DP, que aconselha: ?evitar andar com grandes valores ou então procurar outras formas de realizar procedimentos bancários?, explica.

Para fugir de bandidos algumas ações simples são suficientes. É o que conta algumas mulheres que preferem evitar para não se tornarem alvo. ?Só ando com o necessário. Se venho comprar alguma coisa, só trago o cartão, já que, se roubarem, é mais fácil cancelar. O prejuízo não é tanto?, explica Cristiane Saraiva. ?Eu deixo celular em casa, só trago o necessário?, comenta Erinelda Sales.

Fonte: Virgínia Santos