Timon intensifica combate à dengue e chikungunya

Uma das medidas tomadas é a implementação de quatro carros fumacê que circularão em toda zona urbana

O plano de contingência definido para o período chuvoso tem como objetivo evitar as enfermidades trazidas pela chuva. Em consequência de inúmeros casos de dengue e da ameaça iminente da chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Regional de Saúde no município, está tomando providências, e uma delas foi a implementação de quatro carros fumacê, que circularão em toda zona urbana.

Os carros vão atuar aplicando inseticida nos bairros, e começaram suas atividades desde a manhã da última terça-feira (14). "Desde o início do ano que as ações de combate à dengue no município têm sido reforçadas e agora em parceria com Governo do Maranhão e Secretaria Estadual de Saúde, com o esforço da gestora da Regional de Saúde, Graça Rodrigues, conseguimos colocar à disposição da cidade mais quatro veículos fumacê", declarou o secretário de saúde Márcio Sá.

A preocupação dos gestores municipais é com a saúde da população. "Nesse período de chuvas os casos de viroses e outras doenças aumentaram no município e preocupados com essa situação fomos até São Luís em busca desse reforço para fortalecer nossa região de saúde. Vamos trabalhar principalmente nos bairros de maiores incidências. Nosso propósito é cada vez mais ajudar nossa população", finaliza o gestor de Saúde.

A dengue é uma doença tropical infecciosa transmitida por vírus. Os sintomas incluem febre e dores musculares, articulares e de cabeça. Assim como a chikungunya, a dengue também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mas os sintomas são mais severos. Em caso de suspeitas de alguma destas doenças, o acompanhamento médico é fundamental e a automedicação bastante perigosa. Isso porque dependendo da medicação ingerida - remédios com ácido acetilsalecílico - a doença pode desenvolver um quadro hemorrágico.

Fonte: Pollyana Carvalho e Lucrécio Arrais