Timon recebe melhorias na infraestrutura e população é beneficiada com boas obras

Timon recebe melhorias na infraestrutura e população é beneficiada com boas obras

Recuperação de vias, calçamento e construção de galerias são apenas algumas obras que estão sendo realizadas

Timon é uma cidade que vem crescendo e se desenvolvendo em ritmo acelerado. A população já ultrapassa os 150 mil habitantes, sendo necessários cada vez mais investimentos a fim de acompanhar esse crescimento.

Na área de infraestrutura urbana, por exemplo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), tem trabalhado no sentido de solucionar problemas e melhorar a mobilidade urbana, especificamente em relação ao tráfego de pedestres e veículos nas principais vias da cidade.

Para este ano de 2014, foi realizado um pregão modalidade Registro de Preços que prevê um investimento máximo de R$ 3.773.356,97 em recuperação de vias urbanas através de serviços de manutenção e conservação de calçamentos, canaletas, sarjetas, meio-fio, galerias pluviais e bueiros, sarjetão, canteiros centrais, pavimentação e recapeamento asfáltico.

?Essa modalidade de licitação não implica na totalidade dos recursos empregados, e sim numa expectativa de serviços que deverão ser prestados ao longo do ano?, esclarece Lourival Júnior.

Somente nesses cinco primeiros meses do ano várias obras já foram realizadas ou estão em andamento, no sentido de recuperar vias urbanas. Um dos exemplos desse esforço é o Conjunto Joaquim Pedreira.

Além dos buracos, a via principal estava sem acesso para veículos, inclusive transporte público, porque uma parte da rua desabou em consequência das fortes chuvas deste ano. Segundo o mestre de obras João Ribeiro, foi necessário fazer mais de 40cm de aterramento para nivelar a rua novamente.

Toda a extensão da rua foi recuperada e deve ser liberada até o final deste mês de maio. Os moradores, apesar dos transtornos causados pelas obras, mostram-se satisfeitos, porque o problema está sendo resolvido.

Após o término, a Seinfra inicia a recuperação da Rua 03, também do Joaquim Pedreira, perpendicular à avenida principal. Essa obra vai facilitar o tráfego próximo ao Posto de Saúde e à praça principal do bairro Boa Vista, onde está sendo construída uma academia da saúde.

Na Rua Jamil de Miranda Gedeon (antiga Rua 50) está sendo feita recuperação de galeria, assim como na Rua 40 do bairro Santo Antônio, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Também serão feitas obras no entorno da galeria, como a recuperação do calçamento e a construção da calçada para conter o avanço da vegetação.

No bairro Santo Antônio está sendo recuperada a Rua 08 (antiga Rua Antônio Lindu), que liga BR 316 à Rua Luís Domingues, localizada no bairro Mangueira. Toda a sua extensão está sendo recuperada para que possa ser feito o recapeamento asfáltico da via.

As frentes de trabalho estão se dedicando à limpeza e recuperação de canaletas e meio-fio. Após o asfaltamento, serão feitas as sarjetas. Ao todo, 7.000m² de asfalto serão usados nessa obra.

A Avenida Belo Horizonte, localizada entre a Avenida Formosa e a BR 316, no bairro Formosa, zona Sul de Timon, é outra via que está sendo beneficiada pelo poder público. Um dos trechos já foi recuperado e a população aprovou a obra, que resistiu às fortes chuvas das últimas semanas.

Outra frente de trabalho está próxima, no bairro Parque Alvorada, um dos mais populosos da cidade. No cruzamento das ruas José Odécio Teófilo Silva (conhecida como Rua 1) e Rua B foram iniciadas obras para a reposição de calçamento poliédrico, sarjetas, canaletas e meio-fio. Ainda no Parque Alvorada será feita a recuperação de todo o trecho entre a Avenida Presidente Médici e a Rua 21.

A Seinfra também já iniciou obras na Rua 100, uma das mais conhecidas e movimentadas de Timon, por concentrar escolas, posto de saúde, órgãos públicos, comércios, residências e por ser via de passagem de transporte público.

A Avenida Teresina é outra via importante que está em obras. Serão feitas melhorias como sarjetas, canaletas, meio-fio e, posteriormente, a recuperação asfáltica. Também foi feita a recuperação da pavimentação da Avenida Paulo Ramos, no trecho que compreende a BR 316 e a Avenida Jaime Rios.

Outra importante obra concluída pela atual gestão na área de infraestrutura foi a extensão da Avenida Luís Firmino de Sousa, que beneficiou 700 famílias residentes nos conjuntos Padre Delfino e Júlio Almeida.

A obra foi realizada após a atual administração reprogramar os recursos de um contrato que estava paralisado. Caso a contrapartida não tivesse sido paga, como estava previsto no contrato, os recursos teriam sido devolvidos.

Zona rural passa por melhorias

As ações também abrangem a zona rural. Várias estradas vicinais na zona rural recebem melhorias. Um dos primeiros trechos já recuperados é o que liga a BR 316 ao povoado Santa Maria da Torre perpassando a comunidade Custódio.

Benedito Sousa, agricultor, mora há 40 anos no povoado Tamburi, zona rural de Timon. Ele fez questão de acompanhar de perto o início das obras de recuperação da estrada vicinal que passa em seu povoado. "Vai melhorar muito o acesso para a gente, porque aqui tem estudante, pessoas doentes que dependem dessa estrada", afirmou.

Mãe de três filhos, a jovem Jardejane Vieira de Sousa também comemorou a recuperação da estrada, pois todos os dias ela faz um percurso de cerca de 20 minutos de bicicleta para que os filhos possam frequentar a escola, localizada no Povoado Piranhas.

Fonte: Jornal Meio Norte