Pesquisa diz que ringtones podem deixar as pessoas mais estúpidas

Pesquisa diz que ringtones podem deixar as pessoas mais estúpidas

Além disso, outras condições afetavam ainda mais no desempenho geral

Pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, descobriram que os famosos ringtones - também conhecidos como "toques de celulares" - perturbam significativamente a concentração. Os resultados das pesquisas revelam que o som emitido pelo telefone prejudica o desempenho cerebral em atividades como encontrar soluções ou lembrar de alguma informação.

Publicado inicialmente no Journal of Enviromental Psychology, o estudo se baseou em uma simulação de um ambiente de ensino, no qual algumas pessoas teriam que prestar atenção em uma aula, e após as lições, realizar um teste. A pesquisa durou três anos e trabalhou com estudantes universitários.

Nos resultados da pesquisa, os estudantes expostos a um breve toque de celular tiveram uma nota 25% menor nos testes sobre o conteúdo apresentado antes da distração. Quando a distração dos toques era realizada durante a apresentação, o prejuízo na nota se mantinha, apesar do auxílio de slides com o texto da aula.

Além disso, outras condições afetavam ainda mais no desempenho geral. Os estudantes que foram expostos a toques acompanhados dos típicos barulhinhos de busca pelo aparelho na bolsa, tiveram resultados piores ainda. As notas também caíram mais ainda quando a música do celular era familiar entre os estudantes, como um hino de time ou um ritmo popular. O mesmo efeito se via em chamadas com um sentido especial ou relevância pessoal, como em casos de ligações feitas por namorados, patrões e parentes.

Evidências, no entanto, também indicam que as pessoas são capazes de se acostumarem aos barulhos dos celulares e outros estímulos que causam distração, deixando de serem fontes de perturbação. Entretanto, isso acontece apenas após um longo tempo de exposição em ambientes que os exponham a tais condições.

Fonte: techtudo.com.br