Transferências de pacientes para o HGV subiram 53% no mês de dezembro

O Relatório de Transferência de Pacientes foi divulgado na manhã desta sexta-feira (2), pela diretora geral do HGV, Clara Leal.

Durante o mês de dezembro, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu 335 pacientes transferidos de unidades de saúde da capital e do interior do Estado. Desse total, 90 foram transferências do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Se comparado ao mesmo período de 2013, quando foram efetivadas 219 transferências, houve um aumento de aproximadamente 53%.

O Relatório de Transferência de Pacientes foi divulgado na manhã desta sexta-feira (2), pela diretora geral do HGV, Clara Leal. Ela explica que as transferências fazem parte do projeto da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Ministério da Saúde (MS), que coloca o HGV como hospital retaguarda para a urgência e emergência de média e alta complexidade no Piauí.

"É preciso ressaltar que muitos pacientes do interior do Estado, e até mesmo da capital, que antes eram levados para o HUT, são agora encaminhados diretamente ao HGV. O que contribui, diretamente , para desafogar o número de leitos ocupados no Hospital de Urgência de Teresina", pontua.

As áreas como maior número de atendimentos foram a ortopedia, neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia bucomaxilofacial, urologia, cirurgia torácica, cardiologia, pneumologia, cirurgia geral, ginecologia e nefrologia.

Fonte: Governo do Piauí