Transmissão do vírus HIV para humanos teria começado a partir da caça de gorilas na África

Os impactos foram diferentes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo divulgado ontem mostrou novos detalhes sobre o caminho seguido pelo HIV antes de sua transmissão para o ser humano. Segundo uma equipe internacional de cientistas, duas linhagens do vírus HIV-1, o mais comum da doença, foram encontrados em gorilas no Sul de Camarões. A contaminação do homem teria ocorrido a partir da caça dos símios.

O HIV-1 passou dos primatas para os humanos em pelo menos quatro ocasiões isoladas, gerando quatro linhagens — os grupos M, N, O e P. Pesquisas anteriores demonstraram que os grupos M e N vieram de diferentes comunidades de chimpanzés no Sul de Camarões, mas ainda não se sabia de onde eram as outras linhagens. Agora, o estudo revela que as duas são de outras populações de gorilas localizadas em planícies da mesma região.

Os impactos foram diferentes. O grupo M deu origem à pandemia da Aids, infectando mais de 40 milhões de pessoas, e foi disseminado da África para o resto do mundo. Os grupos N e P, por outro lado, atingiram apenas alguns indivíduos em Camarões. Já o grupo O infectou cerca de cem mil pessoas no trecho ocidental do continente africano.

Coordenadora do estudo, Martine Peeters, virologista do Instituto de Investigação e Desenvolvimento da Universidade de Montpellier, na França, ressalta que chimpanzés e gorilas conseguem transmitir doenças para o homem e, assim, provocar grandes surtos.

— Após a transmissão cruzada entre espécies, os vírus se adaptam aos novos hospedeiros, replicam-se dentro dele e são transmitidos para outros indivíduos. O vírus dos grupos M e O conseguiram fazer isso no homem — explicou Martine, que publicou a pesquisa na revista “PLOS”, em entrevista ao GLOBO. — As outras linhagens não devem ter conquistado espaço durante os primeiros estágios da expansão da epidemia da Aids, 50 anos atrás.

Para analisar a versão do vírus HIV dos gorilas, a equipe de Martine examinou amostras de fezes de gorilas encontrados em planícies de Camarões, Gabão, República Democrática do Congo e Uganda.

— Duas das linhagens de vírus dos gorilas foram semelhantes às dos grupos O e P — revelou Beatrice Hahn, professora de Medicina e Microbiologia da Universidade Estadual da Pensilvânia, que também participou do estudo. — Isso mostra que estes dois grupos originaram-se em gorilas das planícies ocidentais.

De acordo com o estudo, o modo mais provável de transmissão do vírus para o homem seria a exposição ao sangue ou ao tecido infectados durante a caça e o abate de carne de animais selvagens.

— Entender a origem da doença é fundamental para avaliar o futuro risco de infecção de seres humanos — acrescentou Martine.

Segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids), cerca de 78 milhões de pessoas já foram contaminadas pelo vírus HIV, sendo que 39 milhões morreram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES