Tribunal de Contas do Piauí realiza treinamento do IEGM em Barras

Curso tem o objetivo de capacitar e orientar prefeitos e gestores.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) realizou na manhã desta sexta-feira (17) o V Treinamento do IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal, em Barras. O curso tem o objetivo de capacitar e orientar prefeitos, gestores municipais e a sociedade civil sobre a ferramenta do IEGM que é utilizada por todos os Tribunais de Contas do país para medir a efetividade das políticas públicas.

O evento aconteceu no auditório do SENAC, em Barras.  A abertura foi feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e estiveram presentes os prefeitos de de Barras, Carlos Alberto Lages; de Cabeceiras, José Joaquim; de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro; e de Boa Hora, Francieldo Nascimento. Além disso, compareceram também o presidente da Câmara de Barras, Islândio dos Santos; da Câmara de Batalha, Claysson Amaral; e da Câmara de Boa Hora, Francisco Canuto.

O curso foi ministrado pelas auditoras de controle externo Lucine Batista e Maria Olívia Reis, que esclareceram os gestores sobre importância do encaminhamento dos dados, visto que eles estarão sujeitos as mesmas penalidades de não fornecer o  balanço fiscal, como multas e inspeções.”A ideia é conscientizar as pessoas da importância do IEGM e já começar a prepará-las para as informações do próximo ano, alertando-as dos problemas ocorridos neste ano”, destacou, Lucine. 

O IEGM consta de um conjunto de informações que medem a qualidade e eficácia das políticas públicas e das ações dos municípios nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Os objetivos do índice são compor a consolidação do IEGM Brasil e permitir aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuir para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, alcançar eficácia e efetividade nas ações de controle externo e fortalecer o controle social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES