Tribunal de Justiça condena banco por erro em pagamento de correntista

Instituição deverá indenizá-lo em R$ 5 mil; cabe recurso à decisão. TJ entendeu que agência fez 'exigências indevidas' na abertura da conta.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou um banco a pagar R$ 5 mil a um correntista que não recebeu o salário por “exigências indevidas” da instituição na abertura da conta. Cabe recurso.

De acordo com a ação, o cliente deixou de entregar todos os documentos necessários à agência. No entanto, o homem trocou mensagens pela internet com funcionários da instituição, que não o informaram sobre a maneira adequada de regularizar a situação.

Responsável por analisar o caso, a juíza Margareth Cristina Becker entendeu haver falha na prestação do serviço. "O dano moral é decorrência lógica da própria violação do direito da personalidade ou da prática do ato ilícito, sendo certo que a insegurança e a redução da capacidade econômica do consumidor, geradas pelo defeito do serviço prestado pelo réu, atingiu a integridade moral do autor.”

“Em face da ausência de informações adequadas, o réu deve responder pelo prejuízo causado ao autor, consistente na retenção indevida de seu salário, situação que retratou que o serviço bancário prestado foi defeituoso e suscitou riscos acima da expectativa razoável, deixando de garantir segurança financeira ao consumidor, inerente ao serviço contratado", completou a magistrada na sentença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES