Tribunal Regional Eleitoral do Piauí abre a Semana de Conciliação hoje

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí abre a Semana de Conciliação hoje

Visando diminuir a quantidade de processos emperrados na Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT- PI) realiza, a partir desta segunda (16), a Semana de Conciliação do Judiciário Trabalhista. O evento é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e acontecerá em todo o Brasil até o dia 20. Desse modo, trabalhadores e empresários terão a possibilidade de chegar a um acordo e se li- vrarem das pendências judiciais; a participação na iniciativa é simples e o formulário já está disponível no site do Tribunal desde a última sexta (13).

O processo acontece de forma rápida e cômoda, basta preencher todas as informações e em seguida aguardar a confirmação da audiência de conciliação; outro modo de participar condiz com a ida na Secretaria da Vara do Trabalho ou o Tribunal (caso o processo esteja em grau de recurso), e se informar sobre o modo de incluir o processo na pauta de conciliação.

"Cerca de 40% dos nossos processos são conciliados. Basicamente, todos os processos trabalhistas podem ser objeto de conciliação, tanto na fase de conhecimento, quanto aqueles em que já houve a sentença e que as partes já sabem seu direito, já decidido no primeiro grau de jurisdição", revelou a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Adriana Campos de Souza Freire Pimenta, em recente entrevista.

A iniciativa, que tem como slogan "Outra forma de estender a mão é conciliar", busca implementar medidas que proporcionem maior celeridade aos processos trabalhistas, aprimorando os meios consensuais de resolução de conflitos. A Semana contará com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, com o envolvimento de magistrados, servidores e partes nos processos, favorecendo o diálogo que proporcione às partes uma solução consensual para os processos.

Fonte: Francy Teixeira - Jornal MN