Projeto Turma do Bem realiza maior triagem odontológica grátis do mundo

Em Teresina a ação acontece na sede do Projeto Musica para Todos



Na próxima terça-feira, 25 de março, profissionais de odontologia que fazem parte do Projeto Turma do Bem vão realizar pela segunda vez a maior triagem odontológica do mundo. O evento acontecerá simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.

Em Teresina a ação acontece na sede do Projeto Musica para Todos situado na Av. Pedro Freitas, 145 ? São Crsitovão, em frente ao Baloon Center, no horário das 8 as 17 horas. As crianças e adolescentes selecionados serão encaminhados para consultórios dos cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem. ?Estes jovens farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos?, informa a dentista Helen Daniel.

De acordo com Helen, a triagem será simples, rápida e não invasiva. ?Faremos um exame visual da condição bucal de cada jovem e será preenchida uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família?, frisa.

Após a triagem, será elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. ?Importante alertar que as crianças e adolescentes devem comparecer a triagem acompanhados dos pais ou responsáveis?, alerta.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Atualmente existem no Piauí três mil dentistas, destes 70 fazem parte do projeto que além de Teresina atende jovens de Campo Maior e Parnaíba. Dentre os dentistas voluntários estão Sara Franco, Suzane Lopes, Monica Lima, Liana Lima, Adelino Filho, Luis Gustavo, Silvia Vilarinho, Marina Pontes, dentre outros.

Sobre a TdB ? Turma do Bem ? A TdB

Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.

Sobre o projeto Dentista do Bem ? Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País ? em mais de 1.300 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 420 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 42 mil já foram encaminhadas ao dentista.

O projeto Dentista do Bem vai selecionar jovens entre 11 e 17 anos para receber tratamento odontológico gratuito em mais de 270 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal

Fonte: Ascom