Twitter cresce 456% no Brasil

Nos primeiros três meses do ano, houve um crescimento de 258% da navegação brasileira no Twitter

O formato do microblog somado à ferramenta de rede social conquistou internautas em todas as partes do planeta. No Brasil, país com recorde de tempo de navegação, o site teve um crescimento de 456% entre acessos únicos em abril de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Um usuário abriu uma enquete para medir a popularização do site. A pergunta feita: o Twitter vai virar um Orkut? Segundo dados do Ibope, embora tenha existido um crescimento considerável da adesão ao Twitter, o microblog faz as vezes de um Davi perto do Golias, o Orkut.

Dos 25,5 milhões de internautas residenciais no Brasil, 17,85 milhões acessam o site de relacionamentos do Google. "O Orkut chega a 70% dos usuários, mensalmente", diz o analista do Ibope, José Calazans. "O Twitter possui 3,9% do mesmo público."

Ainda assim, nos primeiros três meses do ano, houve um crescimento de 258% da navegação brasileira no Twitter: de 255 mil acessos únicos em janeiro para 999 mil em abril. Mas, atenção: o número não se refere aos internautas cadastrados no serviço de microblogs, mas sim todos aqueles que acessaram qualquer um dos domínios twitter.com.

Quando se medem os números de login, 254 mil brasileiros se conectaram em março, por intermédio de senhas, no site. O mês de abril teve 326 mil internautas na mesma condição --um crescimento de 28,35%.

"O Twitter não chega a ser uma febre no Brasil, o alcance ainda é pequeno, embora o crescimento registrado tenha sido bom", analisa Calazans.

FIDELIDADE

O Ibope aponta também que o índice de fidelidade, ou seja, o quanto as pessoas voltam ao serviço durante os três primeiros meses do ano, é de 43% no país. Isso representa uma média de uma visita a cada oito dias.

A relação com o Orkut, no entanto, é muito mais intensa: 76% de assiduidade, por parte dos internautas brasileiros, ou um acesso a cada dois dias, em média.

"Fazer esta comparação é como comparar o time do meu bairro ao Flamengo", diz Calazans.

Nos EUA, o índice de fidelidade do Twitter também sucumbe aos sites de relacionamento. De acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa em consultoria Nielsen Online, o serviço de microblogs reteve abaixo dos 30% da audiência on-line em 2008, enquanto redes de relacionamento como o Facebook e o MySpace angariam mais de 60%. Neste ano, a projeção sobre o Twitter é de 40% de retenção de audiência.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br