UABs inauguradas preparam vestibular 2014 no Piauí;saiba

No Piauí, a Universidade Aberta do Brasil já formou 3 mil pessoas desde 2005

O Piauí é um dos Estados do Nordeste que mais avançaram na educação, o Governo do Estado tem investido na construção de escolas-padrão, universalizando o ensino com cursos superiores em vários municípios, alguns onde nunca se pensou em oferecer educação completa do nível infantil ao superior.

De Norte a Sul, os Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) dão esperança e oportunidade para jovens que antes nem imaginavam ter uma formação sem ter que sair da sua cidade.

No Piauí, a Universidade Aberta do Brasil já formou 3 mil pessoas desde 2005. Atualmente, 30 polos de apoio presencial da UAB estão em funcionamento com 5.358 alunos e 19 núcleos, com 1.362 alunos.

Os polos das UABs no Piauí dispõem de biblioteca, salas de aula presenciais, laboratório de informática, laboratório de ensino, sala de coordenação, sala de secretaria, sala de tutoria, banheiros com acessibilidade, de acordo com o que estabelece a Diretoria de Educação a Distância do Ministério de Educação e Cultura.

Polo UAB, em Anísio de Abreu - Cabendo às instituições de Ensino Superior - Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) -, a responsabilidade pela oferta e execução dos cursos superiores e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), com oferta de Cursos Técnicos Profissionalizantes.

Inaugurada no fim do ano passado, a Universidade Aberta do Brasil em Anísio de Abreu terá seu primeiro vestibular nos próximos meses, as primeiras turmas começam no segundo semestre de 2014.

Os cursos já foram aprovados pelo Ministério da Educação. "Nós estamos recebendo uma decisão final do Ministério da Educação sobre os cursos de várias cidades e entre elas está Anísio de Abreu. Com isso, o vestibular será realizado entre março e maio, para começarmos as aulas em agosto.

O polo da Universidade Aberta de Anísio de Abreu terá cursos de especialização e graduação, que serão ofertados através das Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual", explicou Gildásio Guedes, diretor do Centro de Educação Aberta a Distância no Piauí (UAB).

Ele acrescentou que os cursos de graduação que serão ofertados através da Universidade Federal do Piauí são Administração em nível de bacharelado, Letras/Inglês e Pedagogia.

Já os cursos de especialização são Educação Permanente para a Estratégia da Saúde da Família, Gestão Educacional em Rede e Informática na Educação.

"Ao todo serão ofertados 10 cursos para o polo da Universidade Aberta do Brasil em Anísio de Abreu, já que existem os que serão oferecidos através da Uespi".

Fonte: Jornal Meio Norte