Uespi deve ganhar mais sete novos cursos em 2013

Uespi deve ganhar mais sete novos cursos em 2013

Com o crescimento no número de vagas, vindo desse possível aumento de cursos, a instituição passará a ter um total de 35 cursos.

Até o segundo semestre de 2013, os estudantes que disputam uma vaga na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) poderão ter mais opções de cursos. A instituição vem se preparando para ofertar os cursos de Bacharelado em Biologia e Educação Física e também Engenharia da Computação, todos no Campus Poeta Torquato Neto. Além destes, Licenciaturas em Sociologia, Filosofia, Letras-Inglês e Letras-Espanhol estão em processo de planejamento.

Com o crescimento no número de vagas, vindo desse possível aumento de cursos, a instituição passará a ter um total de 35 cursos espalhados pelos campis do Estado. Os cursos de Letras-Inglês e Letras-Espanhol devem ser ofertados em São Raimundo Nonato, Sul do Estado. De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação, Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho, esse ainda é um estudo que vem sendo desenvolvido pela instituição.

?Os cursos de Bacharelado em Biologia, Educação Física e Engenharia da Computação já estão com os projetos político-pedagógicos em andamento. Quando finalizados, eles serão submetidos ao Conselho de Educação para que seja aprovado e receba autorização para funcionar?, coloca o pró-reitor ao informar que dentre os sete cursos, o destaque é para o de Engenharia da Computação, pois deve ajudar no desenvolvimento da tecnologia no Estado nos setores da indústria, comércio e no setor de serviços.

O processo de planejamento para os cursos de licenciaturas em Sociologia, Filosofia, Letras-Inglês e Letras-Espanhol ainda está na etapa de elaboração. As licenciaturas em Letras-Inglês e Espanhol serão ofertadas em São Raimundo Nonato, devido ao potencial turístico da região. Em relação aos cursos de Filosofia e Sociologia o professor Soares afirma que a instituição possui um corpo docente bem qualificado nessa área e a oferta desses cursos deve atender a necessidade, pois as escolas têm obrigação de ter o ensino de Sociologia e Filosofia.

Atualmente, a UESPI disponibiliza 28 cursos, entre licenciaturas e bacharelados, e um total de 253 turmas espalhadas por todos os campi. Com acréscimo desses cursos, a instituição passará a ter 35 cursos, que somará um total de 256 turmas. ?A oferta desses cursos representa um aumento de 80 a 90 vagas. Por conta da tramitação, as vagas nestes cursos serão disponibilizadas no segundo semestre de 2013, ainda dentro da oferta do Enem deste ano?, finaliza.

Fonte: Aline Damasceno