UESPI realiza evento sobre Consciência Negra

nto que debaterá vivências acerca da cultura africana, tem como objetivo possibilitar o debate sobre a ampliação da consciência no âmbitos da educação, cultura e dos direitos à igualdade étnico-racial

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (20) DO JORNAL MEIO NORTE

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), dá início hoje, 20 de novembro, o evento que faz referência ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado desta mesma data, que homenageia a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O evento que debaterá vivências acerca da cultura africana, tem como objetivo possibilitar o debate sobre a ampliação da consciência no âmbitos da educação, cultura e dos direitos à igualdade étnico-racial. É o que garante o coordenador geral do PARFOR/UESPI, Raimundo Dutra.

“Esse evento faz parte de um projeto mais amplo das diversidades, que já estamos trabalhando com essa temática, desde o início do ano. Além de debater as pesquisas feitas no campo da afrodescendência, proporciona para aos pesquisadores, que são alunos e professores, a conviver e ver na prática aquilo que vem sendo discutido na teoria”, afirma o coordenador do PARFOR.

“Evento tá dividido em dois eixos, um mais acadêmico que é marcado pelo debate, oficinas e mesas redondas, que serão discutidas politicas de igualdades e as pesquisas feitas, hoje, no Piauí. No outro eixo, que é o vivencial, dará conta de proporcionar vivência em intercâmbio com a cultura étnico-racial, no qual teremos apresentação de grupos que representam o movimento negro, teremos desfile com modelos negras, exposição de roupas étnicas e ainda a culinária africana”, revela Raimundo Dutra.

Repórter: Márcia Gabriele

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Márcia Gabriele