Uespi se torna o principal elo do Brasil com a Alemanha

A novidade foi anunciada após a instituição ter sido selecionada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA (11) DO JORNAL MEIO NORTE

Com perspectiva de início para 2015, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) oferecerá o curso letras/ alemão. A novidade foi anunciada após a instituição ter sido selecionada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico(DAAD), em edital que contou com a participação de cerca de 100 entidades de ensino superior do país, sendo que destas apenas 10 foram contempladas. Cumprindo todos os requisitos exigidos, a Uespi ficou em sexto no ranking e agora já se planeja para montar as diretrizes da nova modalidade.

A informação é tida como um grande passo no elo entre a entidade e a Alemanha, porém essa não é a primeira vez que são desenvolvidos projetos desta nação amiga com a universidade piauiense, pelo contrário, eles tem sido intensificados com o sucesso da parceria.

Desse modo, com o desenvolvimento das relações entre Brasil e Alemanha, nosso principal parceiro comercial na Europa, fica cada vez mais relevante o aprendizado da língua. O curso durará quatro anos e promete intensificar o intercâmbio nas nações. Essa aproximação vem sendo orquestrada há bastante tempo, e a cultura do país europeu tem sido difundida com frequência nas cidades brasileiras, essa junção ajuda a ampliar os horizontes, principalmente quando o assunto é a economia.

O curso será totalmente gratuito, sendo oferecido pelo DAAD e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação). Não haverá distinções na escolha dos estudantes, podem participar tanto acadêmicos quanto a comunidade em geral. ?Vai viabilizar o conhecimento de uma língua estrangeira para todos os docentes em letras, para os discentes e para a comunidade em geral. Vamos nos preparar para futuramente implantar o curso de Letras/Alemão na UESPI?, aponta a professora Margareth Torres.

As disciplinas do curso serão ministradas por professores vindos da Alemanha, o que facilitará ainda mais a aproximação dos dois países. ?Essa parceria irá aproximar a UESPI da Alemanha e isso trará mais oportunidades para os docentes e discentes da instituição, já que o Governo Federal está investindo em projetos brasileiros em parceria com a Alemanha?, observa o professor Francisco Lima.

Fonte: Francy Teixeira