Uespi vai digitalizar documentos históricos de São Raimundo Nonato

Os documentos revelam uma grande riqueza material da região

O projeto de extensão “Catalogação e digitalização da documentação histórica de São Raimundo Nonato”, realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do campus Professor Ariston Dias Lima, de São Raimundo Nonato, passou a proteger os documentos de valor histórico antes acondicionados no acervo do Fórum da cidade.

O projeto é realizado em parceria com a coordenação do Curso de História e o diretor do Fórum da Comarca de São Raimundo Nonato.O curso recebeu documentos datados entre os séculos XIX e XX, tais como: testamentos, inventários post-mortem, arrolamentos, registros de compra e venda, processos crime, cartas de alforria, dentre outros.

Image title

A escolha da documentação acondicionada no acervo do Judiciário se deu, de acordo com a professora Déborah, a partir de critérios como a relevância para a História de São Raimundo Nonato e região, bem como pelo fato de estar ameaçada de extinção, devido à sua fragilidade.

Os documentos revelam uma grande riqueza material para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acadêmicas em diversos temas, tais como escravidão, comércio, relações familiares, biografias, transmissão de bens e propriedades rurais e urbanas, dentre outros.

Fonte: Saoraimundo.com