UFPI faz festa para anunciar resultado

Metade das vagas foram preenchidas

Sem demoras, mas com muita festa foi anunciado nesta terça-feira o resultado do Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU), promovido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao todo foram disponibilizadas 2982 vagas, já que para 2010 a universidade optou por realizar o acesso de metade das vagas pelo PSIU e metade pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior comentou que o acesso dos novos alunos é uma das festas mais bonitas da universidade. ?A cada ano estamos nos aprimorando e quero no próximo ano encher este pátio para o anúncio dos resultados?, comentou o reitor no espaço Rosa dos Ventos onde aconteceu o anúncio dos classificados no vestibular. Luiz Santos Júnior comentou que há avanços para os alunos que vão ingressar na universidade em diversos cursos. ?Vamos ter novos cursos é com muita satisfação que digo a vocês, eu que sou um reitor egresso desta universidade,tenho uma sensação muito boa para avançarmos na universidade?, relatou.

De acordo com o reitor tanto a concorrência quanto o nível dos alunos que participaram do PSIU foi bastante elevado. Luiz Santos Júnior lembrou também que estes ano apenas metade das vagas da UFPI foi disputada pelo PSIU, já que a universidade aderiu parcialmente ao Enem. ?Através do Conselho Universitário aceitamos o convite para colocarmos parte das nossas vagas através do Enem?, disse o reitor informando que a expectativa é que no próximo dia 26 sejam divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) os resultados do Enem e assim a outra metade das vagas na UFPI sejam preenchidas.

A vinda de alunos de outros Estados para estudar na UFPI, uma possibilidade prevista a partir do Enem, agrada bastante ao reitor porque segundo ele mostra a qualidade da universidade. ?Temos novos laboratórios com equipamentos modernos, novas áreas e com isso estamos trazendo as melhores cabeças do Brasil para fazer a nossa universidade. No dia 26, o MEC através do Enem vai divulgar a outra metade das vagas?, ressaltou Luiz Santos Júnior.

Luiz Santos Júnior esquivou-se de apresentar uma preferência pelo PSIU ou pelo Enem. ?Não é o reitor, é o conselho universitário e eu atendo a decisão dos conselhos superiores. O conselho universitário decidiu por maioria de colocar metade das vagas para o Enem. Assumi o compromisso e vamos colocar agora para rediscutir, reavaliar?, enfatizou o reitor reafirmando que novas reuniões do conselho é que vão dar a decisão sobre o Enem. (C.R.)

Fonte: Carlos Rocha, Jornal Meio Norte