UFPI se destaca em pesquisas com células-tronco

UFPI se destaca em pesquisas com células-tronco

A UFPI se destaca em pesquisas com células-tronco e no tratamento de doenças renais de animais alternativos como cutia e cateto

A II Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (SAMEV) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que vem sendo realizada desde o dia 11, tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos a partir da participação, por meio de palestras e minicursos, de profissionais com reconhecida competência em diversas áreas da Medicina veterinária; além de celebrar o Dia do Veterinário, comemorado no dia 9 de Setembro.

Como parte da programação, a palestra sobre Terapia Celular com Células Tronco aplicada à Ortopedia e à Neurologia, foi um dos principais destaques, o palestrante, Prof. Dr. Matheus Levi Tajra Feitosa, atualmente é bolsista de pós-doutorado da Universidade Federal do Piauí ? UF ? PI ? pelo Programa Nacional de Pós-Doutoramento ? PNPD -, onde desenvolve pesquisas de terapia celular em modelo animal de lesão renal isquêmica.

Na ocasião ele debateu com os estudantes sobre o uso de animais silvestres (cateto e cutia) como modelo para realizar terapias celulares. ?O Piauí é promissor para as pesquisas em células tronco e no tratamento de doenças renais. E nesse trabalho já conseguimos a caracterização dessas células, ou seja, vários testes de confirmação foram feitos e diferenciamos as células em osso e gordura?, explica o professor.

Fonte: Nayara Felizardo e Aline Damasceno