UFPI realiza treinamento sobre cultivo de células tronco

Curso teve duração de dois dias e foi ministrado pela Professora Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho e pelo Professor Dr. Flávio Ribeiro Alves

O grupo de pesquisa Morfologia de Animais de Produção do Centro de Ciências Agrárias (CCA) realizou durante esta semana um treinamento sobre cultivo de células tronco. Destinado a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, o curso teve duração de dois dias e foi ministrado pela Professora Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho e pelo Professor Dr. Flávio Ribeiro Alves nas dependências do laboratório de pesquisas morfológicas em Ciência Animal do CCA.

Segundo os ministrantes do treinamento, o curso foi dividido em duas partes: uma teórica e outra prática. Na primeira foram trabalhados os principais conceitos referentes às células troncas isoladas da medula óssea, além de enfatizar o seu potencial de uso no sentido de reconstituir partes do corpo humano. "Nosso intuito era fazer com que os orientandos tomassem conhecimento dos principais temas relacionados ao seu objeto de estudo, que são as células tronco", argumenta Maria Acelina.

Já na parte prática, os participantes do curso puderam desenvolver a coleta, isolamento e expansão das células tronco do tipo hematopoiéticas e mesenquimais. Dentre as atividades realizadas enumeram-se as práticas de cuidados em laboratório especializado neste tipo de célula, bem como preparação para meios de cultivo e o uso de equipamentos de laboratório de células tronco.

"Através desse treinamento, os pesquisadores da área estarão mais bem preparados para o desenvolvimento de seus projetos, além de entenderem melhor o uso das células no tratamento de doenças", pontua Flávio Ribeiro.

Fonte: UFPI