Um a cada 5 brasileiros deve desenvolver câncer antes dos 75 anos

A previsão é que suba para 22 milhões os casos em todo o mundo

Até os 75 anos de idade, um em cada cinco brasileiros deve desenvolver algum tipo de câncer. Com este alerta, a Sociedade Americana de Câncer e o Hospital de Câncer de Barretos abrem o Atlas do Câncer, uma publicação que visa traçar um panorama global da doença com informações coletadas em 185 países, e que será lançada nesta quarta-feira (16), em São Paulo.

Desenvolvido em parceria com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer e a União Internacional para Controle do Câncer, o Atlas aponta que, de acordo com estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) para 2016, a doença deve representar a segunda causa de morte na população brasileira, com 25 mil vítimas e 600 mil novos casos anuais.

Deste modo, supõe-se que o número de novos pacientes aumente dos mais de 14 milhões em 2012 para aproximadamente 22 milhões em 2030, em todo o mundo. O maior crescimento, da ordem de 70%, será visto na África, Ásia e América Latina, devido à falta de recursos adequados nos países desses continentes.

Segundo seus organizadores, o Atlas foi criado com o objetivo de aprimorar as consultas e tratamentos. Para o diretor executivo da Sociedade Americana de Câncer, John R. Seffrin, esta edição é única porque reúne opiniões de especialistas do mundo todo e conta com o envolvimento de mais de 40 autores.


Até 2030, publicação prevê que casos de câncer subam para 22 milhões em todo o mundo
Até 2030, publicação prevê que casos de câncer subam para 22 milhões em todo o mundo


Fonte: R7