Uma menina é forçada a se casar a cada sete segundos no mundo

O Brasil ocupa um lamentável 102º lugar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conte até sete: nesse tempo, uma menina com menos de 15 anos se casou no mundo. E assim, sucessivamente, de sete em sete segundos, um novo casamento infantil acontece. É o que aponta o relatório divulgado pela ONG Save The Children (Salvem as crianças) no último dia 11 de outubro, o dia internacional da menina. Tais casamentos são quase que em sua totalidade com homens mais velhos, principalmente em países africanos.

O relatório foi batizado de “Até a última menina. Livres para viver, livres para aprender, livres de perigo”, e levanta um triste ranking classificando 144 países no que diz respeito a casamentos infantis, educação, gravidez na adolescência, mortalidade materna e quantidade de legisladoras mulheres.

Enquanto a Súecia foi o país que apresentou o melhor resultado do mundo, Niger, Chade, República Centro-Africana, Mali e Somália foram os piores colocados. O Brasil, apesar de sua renda per capita média alta, ocupa um lamentável 102º lugar, estando somente três posições acima do Haiti, por exemplo.

“O casamento infantil dá início a um ciclo de desvantagens que nega às meninas os direitos mais básicos de aprender, se desenvolver e ser criança”, afirma a presidente da Save the Children International, Helle Thorning-Schmidt. “Meninas que se casam cedo demais frequentemente não podem ir à escola e estão mais propensas a sofrer violência doméstica, abuso e estupro. Elas engravidam e são expostas a doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV”, ela alerta.

Ainda que a posição do Brasil fosse de maneira geral esperada, é assombroso que o país possua índices tão ruins no que diz respeito à saúde, à liberdade e à vida das meninas brasileiras sem que isso seja tema calamitoso de urgência nacional – afinal, o futuro do país é tão promissor quanto for o futuro de nossas meninas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES