Unicef dá certificado a cerca de 2.600 crianças estudantes no Piauí; saiba

Em parceria firmada com a Seduc e o Instituto Probem, o Programa Palavra de Criança visa alfabetizar alunos na idade certa

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Probem, realizou, na manhã de ontem (19), a certificação de alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, professores e escolas de municípios da região de Picos. O momento faz parte de uma das ações do Programa Palavra de Criança, que visa à alfabetização na idade certa.

A solenidade aconteceu na Associação Comercial de Picos. Além da Cidade Modelo, foram certificados os municípios de Inhuma, Ipiranga, São João da Cana Brava, Bela Vista do Piauí, Santana do Piauí, Pio IX, Padre Marcos, Santa Rosa.

Ao todo serão certificados cerca de 2.600 crianças. Prefeitos, secretários de Educação dos municípios, coordenadores, professores, alunos e a comunidade em geral, participaram da solenidade de entrega dos certificados.

O Palavra de Criança é um programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que visa contribuir para a melhoria da gestão da educação nos municípios brasileiros, com a finalidade de garantir a alfabetização das crianças na idade certa e tem como foco a criança do ciclo de alfabetização e pretende ao final do terceiro ano de escolaridade, dotar o educando de habilidades que o faça não só um leitor fluente, mas também usuário da escrita, capaz de produzir textos compreensíveis.

Durante a solenidade foi apresentada a peça teatral ?Palavra de Criança?, que retrata a história da menina Keliane, de Maranguape (CE), que escreveu uma carta às autoridades do estado solicitando melhorias na educação. De onde surgiu o apoio do Unicef ao projeto Palavra Criança. A peça foi encenada pelo grupo de teatro Orion de Picos.

Após a apresentação foram lidas as cartas de 9 alunos que representaram os municípios que foram certificados, onde os alunos agradeciam o desenvolvimento do projeto em suas cidades e ainda sugeriam melhorias para os mesmos.

A estudante Keyla Gonçalves, da Escola Municipal Santa Catarina, que recebeu certificado e leu sua cartinha, disse que aprendeu a ler rapidinho. ?Não tive nenhuma dificuldade, gosto de ler, escrever e fazer minhas tarefas, é muito bom aprender?, revela a aluna de 9 anos que mora em Ipiranga.

Além de Keyla, estudantes leram suas cartas e representaram os estudantes que foram certificados. De acordo com o representante do Unicef no Piauí, Rui Aguiar, a alfabetização dessas crianças na idade certa é uma grande vitória.

?Em apenas um ano tivemos um excelente resultado. Agora em 2013, 180 municípios aderiram ao programa. Pretendemos conseguir a adesão dos 224 municípios em 2014?, disse Rui.

Na noite de ontem três municípios foram certificados em Guadalupe. Hoje, é a vez da região de Água Branca, com quatro municípios. Já na quarta (21), mais quatro municípios serão certificados em Buriti dos Montes.

Fonte: Jornal Meio Norte