Portal meionorte.com realiza V Encontro de Blogueiros no Blue Tree; confira a cobertura

Na oportunidade, os blogueiros parceiros hospedados gratuitamente no meionorte.com, puderam participar de uma serie de atividades para melhorar seus conhecimentos e evoluir em suas empresas.

Atualizado às 19:33

Blogueiros parceiros confraternizam em jantar de despedida na Churrascaria Residência VII

Os blogueiros que estão hospedados no meionorte.com, que participaram do V Encontro de Blogueiros do meionorte.com se confraternizaram em um jantar de despedida  na noite de sábado (28), proporcionado pela Churrascaria Residência VII, localizado na Avenida Higino Cunha, no bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina.

Para o gerente do restaurante Glauerte Silva Araújo, agradeceu a parceria com o Sistema Meio Norte de Comunicação e afirmou o desejo de consolidar mais ainda a união."Essa parceria com o Sistema Meio Norte de Comunicação é de suma importância por que proporciona a divulgação do nosso trabalho, nós investimos o nosso empreendimento para acolher nossos clientes da melhor forma possível. Nós desejamos que a parceria continue por muitos anos", declarou o gerente Glauerte Araújo.

Após o dia repleto de atividades e palestras, os colaboradores puderam ter um momento de lazer e descontração no espaço climatizado da maior casa de churrasco da capital.

Os blogueiros agradeceram pelos dias em que passaram em Teresina se aprimorando e capacitando em um encontro realizado pelo portal meionorte.com e esperam ansiosos pela edição de 2016. Segundo eles, o encontro de blogueiros é um dos eventos mais aguardados do ano.












Atualizado às 18:24

Blogueiros ganham brindes no final do V Encontro de Blogueiros

Após as inúmeras palestras durante todo o dia de sábado no Blue Tree Towers Rio Poty, a equipe de organização do V Encontro de Blogueiros fez o sorteio de 10 monopodes, 4 celulares, 4 tablets e um notebook, para os parceiros dos principais municipios do Piauí.

A primeira pessoa sorteada com o prêmio de um celular foi Laureany de São Felix do Piauí. Um monopod teve como ganhador o blogueiro de Pedro II, Edinardo, que hospeda seu blog gratuitamente no meionorte.com.  Em seguida ocorreu o sorteio de uma câmera fotográfica, e quem recebeu o prêmio foi Isaias da cidade de Ipiranga do Piauí. Em um sorteio de mais um monopod, o blogueiro Salvador de Barra D'Alcântara foi o sortudo.

No brinde de um celular, o nome sorteado foi de Edilene de Parnarama-MA. O sorteio de um monopod foi para o blogueiro Sergio Alves. Em mais um brinde de um celular o nome ganhador foi de Francisco do município de Francinópolis. Eduardo da cidade de Lagoa do Piauí recebeu o prêmio de uma câmera fotográfica.

Para o sorteio de mais um monopod, o nome retirado foi o blogueiro Gil, de Caxingó. A blogueira Aparecida Santana de Floriano também recebeu um monopod como brinde pela presença no evento, Gildevan de Vera Mendes foi o sorteado no mesmo presente. Jodevan da cidade de Morro do Chapéu teve o seu nome retirado e garantiu um monopod como lembrança.

No sorteio de um celular, o blogueiro Fabrício, de Santa Rosa do Piauí foi o ganhador. O blogueiro de Ribeiro Gonçalves foi o sorteado em mais um monopod que foi dado como brinde. Eugênio Bringel do município de Campo Maior foi o sortudo que também conseguiu ganhar um monopod no evento. O blogueiro Joseli de Dom Expedito Lopes recebeu o prêmio de um monopod. Cleberson, blogueiro da cidade de Bom Jesus ganhou um notebook no evento, o grande prêmio principal do evento.


















Atualizado às 18:00

Mesa redonda encerra programação do V Encontro de Blogueiros

O último evento da programação do V Encontro de Blogueiros foi à realização de uma mesa redonda com o publicitário Alcide Filho, o jornalista Efrem Ribeiro e o fotografo do Jornal Meio Norte, Kelson Fontinele, que puderam falar um pouco sobre o mercado de trabalho e trocar experiências com o blogueiro.

O jornalista Efrem Ribeiro falou sobre a insegurança da realidade, pois segundo o jornalista o conceito de notícia muda a cada dia. “Algumas informações são relevante para todo mundo, então a cada dia mais o que era não era notícia, se torna notícia”, afirmou Efrem Ribeiro. Ele disse que a própria realidade esta mudando o mundo e citou como exemplo os constantes casos de aviões que desaparecem pelo mundo.

O repórter fotográfico do Jornal Meio Norte, Kelson Fontenele, disse que o fotojornalismo mudou a forma de enxergar o mundo e passou a ter maior sensibilidade diante das pautas em que ele vai cobrir. “A fotografia precisa ser carregada de emoção e para isso você precisa se envolver”, disse o fotografo ao lembrar uma pauta em que foi cobrir uma pauta em que uma dona de casa não tinha nada para se alimentar dentro da sua geladeira.

Em uma conversa bem informal com os blogueiros, o profissional revelou um medo que tinha medo de fotografar corpos, mas ao passar a trabalhar na redação teve que superar seus limites e devido a força da fotografia na sua vida ele passou a ter um olhar mais imparcial. “Não sou eu que movo as fotografias, são elas que me movem”, completou.

Segundo Kelson Fontinele, um dos pontos essenciais é observar bem o ambiente, já que a foto tem um poder muito maior do que o texto. “O texto não seria tao forte se a fotografia não estivesse lá. Procure ângulos diferentes para contar a historia da melhor forma possível”, pontuou.

Alcide Filho começou seu pronunciamento questionando os blogueiros sobre o que os movem e ressaltou a paixão, o entusiasmo, a ousadia como principais características que devem está presentes em suas vidas. “Tudo é notícia, tudo é informação, mas nem tudo é conhecimento e devemos fazer isso da melhor forma possível. O que noticiar, como noticiar, pra que noticiar, por que noticiar são perguntas que vocês devem se questionar. Estamos aqui com uma missão de ver e sentir os fatos e de transmiti-las”, afirmou o eco aventureiro.

“Sintam com intensidade, não se detenha a verdade, por que ela e volúvel, negociável, comprável, mas só procurem agir de forma honesta algo que lhe dê prazer. Se humanizem”, finalizou.
















Atualizado às 16:02

Professor Orlando Berti dá palestra sobre "O fazer jornalismo" no V Encontro de Blogueiros

Para dar continuidade a programação do V Encontro de Blogueiros, os colaboradores de quase todo o Piauí presentes no evento tiveram a presença do professor doutor em Comunicação Social, Orlando Berti, que explanou todo o seu conhecimento e compartilhou informações diversas sobre o jornalismo para os envolvidos.

Orlando que é mestre em comunicação pela UMESP, especialista em comunicação institucional e pós graduado em comunicação social começou a sua palestra pedindo para que todos fizessem um circulo e pudessem se conhecer melhor, afim de um bate-papo mais proveitoso. "É muito proveitoso estar com vocês hoje. Eu vim aqui para fazer como vocês serem mais felizes usando o jornalismo. Eu sempre estudei como é a comunicação no interior do Estado, o que você escreve não é mais visto e ouvido só na cidade de vocês, vocês tem que ter muita responsabilidade com o que escrevem e fotografam. Eu conheço lugares que nem energia elétrica tem, mas tem internet", aconselhou.

O professor continuou afirmando que o usuário da internet tem o poder de criticar, escrever e opinar em tudo que um blogueiro posta na sua página. "Nós temos que verificar muito bem antes de publicar qualquer coisa na internet. O que está faltando para a gente é leitura, tem muito material com palavras erradas hoje em dia, existe uma série de mecanismos nos materiais, tem que saber aproveitar, ler bastante, ter uma noção de estudo, se informar sobre a cidade, quantos quilômetros ela fica de Teresina, ou coisas mais básicas", afirmou ele.

Orlando Berti disse ainda que o jornalismo é a mediação informacional de fatos, atos e acontecimentos de interesse coletivo, pautada principalmente na ética. "Temos que ter muito cuidado ao publicar fotos de pessoas mortas, as vezes um detalhe, uma boneca, criança já faz toda a diferença e deixa a foto bem mais evidente.Ninguém vai ser preso por colocar um material desses, mas é aí que entra a ética. Pensem quando forem veicular notícias policiais, não é para deixar de divulgar, é só pensar bem. As vezes uma reputação de 20, 30, 40 anos pode acabar em uma matéria", declarou.

"Se eu pudesse deixar alguma mensagem para vocês nessa tarde é: leiam muito. Ler nunca é demais. Eu defendo quem estuda e quem é ético. Eu conheço docentes que não são, e quem fez só até a 4° série que são. Nós somos os responsáveis por trazer aqueles fatos para que os usuários consumam", disse.




Atualizado  às 15:30

O coordenador de expansão de municípios Thiago Monteiro, anunciou as colaboradoras Lena Mendonça e Elizabeth Araújo que agradeceram a participação durante o tempo em que participaram a frente das coordenações do municípios, mas que agora atuam no setor comercial do Sistema Meio Norte de Comunicação.

“Eu já trabalhei com município e foi minha principal e melhor experiência e sei o quanto é importante esse encontro. Eu tenho certeza que vocês tem uma ferramenta muito importante na mao de vocês, pois hoje todo mundo quer ser blogueiro e vocês tem o privilegio de ser blogueiro do meionorte.com que é o maior portal de noticias do Piauí e desejo a vocês um excelente trabalho no blog”, disse Elizabeth Araújo.





Atualizado às 15:20

Especialista faz capacitação sobre uso correto das redes sociais no V Encontro de Blogueiros

Os participantes do V Encontro de Blogueiros assistiram a palestra sobre redes sociais com o jornalista e repórter do Jornal Meio Norte, Olegário Borges, que compartilhou seus conhecimentos na área de mídias sociais e trocou experiências com os colaboradores do meionorte.com. Ele afirmou que as principais ferramentas utilizadas são Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp.

“O trabalho de vocês tem que ser interligado e pronto para todos os meios e a na internet você encontra tudo que você quiser, se alimenta de noticia, de informação em tempo real e o interessante é interligar cada vez mais todas os veículos de comunicação. Vocês tem que se preocupar ao produzir uma matéria de vocês em deixar ela pronta para se transformar uma noticia para qualquer veículo”, declarou.

O jornalista disse que é importante difundir o trabalho realizado pelo blogueiro em suas páginas pessoais na internet. “Você acaba de produzir uma matéria, pega o link dela e joga no seu Facebook, Twitter, façam chamadas interessantes e tenham atenção ao produzir os títulos, não precisa ser algo muito grande, tentem sintetizar ao máximo, seja objetivo, curto e direto, ao mesmo tempo em que possa tornar essa chamada mais humanizada possível e assim atrair ainda mais a atenção do usuário”, acrescentou.

Um ponto abordado pelos blogueiros foi relacionado a disseminação de informações nas redes sociais que levam a uma série de falsos boatos e em resposta a isso o repórter afirmou que é preciso apurar bem os fatos, checar as informações e buscar ouvir todas as partes antes de divulgar uma notícia. “Esse deve o nosso dever diário, de checar todas as informações, usar o nosso bom senso antes divulgar qualquer notícia”, pontuou.




Atualizado às 14:48

Jornalista Larissa Belo participa do V Encontro de Blogueiros e fala sobre o Programa Cidades

A jornalista e apresentadora do Programa Cidades, Larissa Belo, afirmou que a participação dos blogueiros na produção e apresentação do programa é de suma importância, pois deve existir um alinhamento entre os colaboradores com a redação, já que os fatos que acontecem nos municípios se tornam o conteúdo do que serão apresentados.

“Tentem tremer o mínimo possível nas gravações, façam sonoras com personagens como o prefeito e secretário em lugares que não tenha tanto barulho e assim nos ajudando ainda mais a produzir o programa Cidades, vamos aprimorar cada vez mais essa relação”, acrescentou a jornalista.


Atualizado às 14:12

Blogueiros aproveitam almoço e soltam risadas com o humorista Roniê

Hora de descontração em equipe! Os blogueiros de todo o Piauí presentes no V Encontro de Blogueiros do meionorte.com tiveram um tempo para conversar e poder compartilhar todo o aprendizado durante essa manhã de debates e troca de ideias.

Um delicioso almoço foi servido no Blue Tree Towers Rio Poty onde acontece o encontro, com a animação de um grupo de pagode, para recarregar as energias e prosseguir com a programação do evento que ainda terá na parte da tarde palestras de redes sociais, jornalismo e mesa redonda com os jornalistas da Rede Meio Norte.

Após o almoço e confraternização, os blogueiros do Sistema Meio Norte tiveram a presença do grande humorista Roniê, que animou e arrancou risadas dos nossos colaboradores contando piadas para descontrair ainda mais a tarde do V Encontro de Blogueiros e preparar para obtenção de mais conhecimentos.



















Os blogueiros inicaram o ciclo de palestras da tarde com mais uma sessão de ginástica laboral aplicada pelo acadêmico de Educação Física Ed Morais, da Faculdade Mauricio de Nassau, que é parceira do V Encontro de Blogueiros.

Atualizado às 11:13

Desenvolvedor e web-design apresentam sistema administrativo do meionorte.com

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo desenvolvedor do meionorte.com, Adriano Brito, e pelo web-design Allan Alexandre, que apresentaram e esclarecem como funciona o novo sistema administrativo de postagens do Portal Meio Norte, além de responder as perguntas e retirar as dúvidas dos blogueiros que participam do evento.

Uma novidade apresentada pelos profissionais foi a inserção de banners para publicidade na lateral e topo dos blogs, em que os blogueiros poderão comercializar os espaços a modo de conseguirem arrecadar lucro e gerar uma renda extra.

Foi feito um treinamento para explicar qual o procedimento para a postagem de imagens e vídeos.



 

Atualizado às 10:20

Vice-governadora Margarete Coelho participa do V Encontro de Blogueiros

A vice-governadora Margarete Coelho, participou do V Encontro de Blogueiros, na manhã deste sábado (28) e falou sobre a importância do trabalho realizado pelos colaboradores. Em seu pronunciamento, ela lembrou sua participação em encontros anteriores.

“O que não podemos deixar de ressaltar é a importância desse trabalhoe e isso deve ser uma bandeira de luta de vocês e deve ser levado a sério. Com a chegada dos blogs abre um leque de oportunidades para vocês que tem livre-arbitrio e isso deve ser feito com muita responsabilidade. Há espaço para esse trabalho e se for sincero intelectualmente com quem vai ler e respeitando a liberdade de pensamento e tolerância você com certeza terá bons resultados. Vocês devem divulgar o que não é divulgado pelas grandes mídias”, disse.

A vice-governadora defendeu a regulamentação do trabalho realizado pelos blogueiros( que sào micro-empresários)  e que essa deve ser uma bandeira de luta dos profissionais. Ela disse que o trabalho realizado pelos blogueiros do meionorte.com é fundamental. Margarete Coelho afirmou que tem um projeto de fortalecimento da cultura de cada município.



Atualizado às 10:04

Blogueiros opinam sobre a importância no encontro para o aprendizado

Os blogueiros também tiveram o seu momento de opinar sobre as suas conquistas no meionorte.com, exaltando as suas participações. O blogueiro da cidade de Inhuma, Juerismar, teve o seu momento e falou que é uma grande satisfação fazer parte do 5° encontro de blogueiros do meionorte.com.

"Foram muitas conquistas, grandes evoluções de aprendizado. Hoje nós temos um novo layout, claro que no início tivemos dificuldades, mas tudo está funcionando normalmente. Nós temos muita facilidade de divulgar matérias em tempo real. Eu acredito que virão muitas conquistas porque é um trabalho que desenvolvemos para nosso blog se faz com equipe", disse ele.

O blogueiro de Porto, Orlando Paiva também deixou o seu momento de gratidão ao aprendizado no portal meionorte.com. "É um momento de aprendizado, hoje qualquer pessoa coloca uma notícia na internet, mas o nosso diferencial é que temos uma liderança no nosso hospedeiro ( mostrando gratidão) , é uma conquista nossa estarmos com nosso blog no meio norte.. Ao longo desses encontros eu sempre tenho falado da participação dos blogueiros nessa equipe. O nossa colaboração é importante",  e mais uma vez obrigado por estarmos hospedados neste importante veiculo não só do Piauí como do Brasil, frisou.


V Encontro de Blogueiros inicia seu segundo dia de programação com ginástica laboral

O V Encontro de Blogueiros do portal meionorte.com iniciou seu segundo  dia de programação na manhã deste sábado (28), no Blue Tree Rio Poty Hotel com uma ginástica laboral desenvolvida pelo acadêmico do sétimo período do curso de Educação Física da Faculdade Mauricio de Nassau, Ed Costa. Na oportunidade, os colaboradores do maior portal de notícias do estado do Piauí puderam participar de uma serie de atividades para melhorar o rendimento físico e a disposição.

O acadêmico destacou que sempre conscientiza os alunos que devem ter conscientização. "Atividade física é sempre importante para qualquer profissional em qualquer área. A segunda pergunta mais importante que eu sempre faço é qual a principal ferramenta de trabalho do profissional. Eles respondem que é a máquina, mas nuncam falam que é o ser humano mesmo, mas eu sempre conscientizo meus alunos que a principal ferramenta deles é o corpo dele. O corpo tem que estar bem para ele exercer a profissão dele com maior clareza", afirmou.

A mesa de honra foi composta pela diretora-presidente Lívia Guimarães, diretor de jornalismo, José Osmado,  diretor de programação  Wrrias Moura, diretora financeira Val Melo, coordenador do meionorte.com André Moura, coordeandor de mídias sociais Wellington Benario,  o programador do meionorte.com Adriano Brito, webdesing Allan Alexandre e o gerente e de expansão Thiago Monteiro.

"Por termos o maior portal do estado é de muita responsabilidade essa atividade e cada um de vocês que são blogueiros parceiros tem grande parte no grande numero de acessos que temos diariamente com suas postagens de sua cidade e região . A linguagem local é um dos principais motivos para nos tornamos líder no estado e voces os blogueiros são grande propagadores e alimentadores desse conteúdo. O nosso diferencial é trabalhar com a veracidade dos fatos e deve ser sempre a nossa primicia. Outro grande diferencial é o nosso layout que está em constante evolução e cada vez mais próximo do usuário e vamos buscar ainda mais aprimorar esse sistema", afirmou Lívia Guimarães, que destacou a importância do espaço cedido sem ônus para os blogueiros promoverem suas cidades e região, e puderem ganhar dinheiro com seu trabalho e espaços conquistados.

Wrias Moura destacou a inserção de publicidade nos blogs para que o blogueiros possam vender e comercializar e ganharem dinheiro com seu trabalho e negócio com mídias dentro do blog. Outra novidade que foi anunciada pelo diretor de programação da Rede Meio Norte, foi a participação mais ativa de vocês através de reportagens audiovisiual, que todos podem postar em seus blogs e se houver interresse em ceder gratuitamente para o programa de "Cidades" este vai valorizar o espaço de vocês ( blogs) em suas comunidades.

O diretor de jornalismo do Sistema de Comunicação Meio Norte, José Osmando, destacou que  começou a fazer jornalismo em uma cidade do interior do estado aos 13 anos e que por isso se sente bem a vontade para falar com os blogueiros parceiros. "Houve uma grande revolução na comunicação com a chegada da internet, com a internet houve os avanços tecnológicos, houve a chegada das mídias sociais, em que as pessoas que tem o poder de acesso a essa tecnologia pode ser tornar um propagador de informação, mas ao mesmo tempo isso torna uma relação com o público arriscada e por isso temos que trabalhar com responsabilidade. Nunca aguardem que um fato chegue até vocês para se tornar notícia, busquem, descubram, mostrem as belezas e as coisas boas dos seus municípios", orientou.

O auditor Marcos Andrei, hóspede do hotel, ficou admirado com sistemática do V Encontro de Blogueiros. Marcos Andrei reside em Brasília e elogiou a medida adotada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação.

“Considero muito importante esse tipo de iniciativa. É muito interessante esse encontro que o Sistema Meio Norte faz”, disse Marcos Andrei.

O coordenador do portal meionorte.com, André Moura, afirmou que desde o planejamento até a chegada do evento é feita com muita satisfação. "A gente pode ir muito longe com dedicação e por isso estamos aqui para tirar duvidas, para ouvir sugestões e melhorarmos o conhecimento de todos, afirmou.































Fonte: Portal Meio Norte