Vacina contra coqueluche, para grávidas, está disponível nos postos de saúde

Um dos novos métodos de cuidados que cercam essa relação já está disponível a todas as gestantes em Teresina: a vacina DTPA, contra difteria, tétano e coqueluche

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (12) DO JORNAL MEIO NORTE.

O instinto materno aflora nas mulheres desde os primeiros dias de gravidez e, com isso, os cuidados que cercam a relação das mães com seus bebês ganham importância na vida das famílias que estão á espera de um novo ente. Um dos novos métodos de cuidados que cercam essa relação já está disponível a todas as gestantes em Teresina: a vacina DTPA, contra difteria, tétano e coqueluche.

Com o objetivo de diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos, a vacina está disponível a partir desse mês de novembro, através do Calendário Nacional de Vacinação e devem-se vacinar grávidas com tempo de gestação entre a 27ª semana de gestação até 20 dias antes da data provável do parto. A gestante, logo que vacinada, passa a produzir anticorpos contra a doença, que são transferidos para o feto e protegem o recém-nascido nos primeiros meses de vida, até que a criança complete o calendário de vacinação.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Repórter: Victor Costa

Fonte: Victor Costa