Vacina contra gripe é liberada nas cidades que ainda tenham estoque

Segundo a Sesapi, 81,32% do público alvo da vacinação foi imunizado

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, encerrada dia 9 de junho, aproximadamente 569 mil pessoas se vacinaram, atingindo 81,32% do público vacinal. Os municípios que ainda tiverem doses de vacina contra influenza em estoque poderão imunizar a população fora dos grupos prioritários.

“A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está orientando os municípios que, a partir desta segunda-feira (12), as secretarias de saúde municipais poderão, dentro dos limites de estoque, vacinar qualquer cidadão, mesmo não sendo do público alvo”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Vacinação contra a gripe (Crédito: Reprodução)
Vacinação contra a gripe (Crédito: Reprodução)

“Vale ressaltar que a quantidade em estoque é insuficiente para atender toda a população, tendo em vista que a responsabilidade de fornecimento de doses da vacina é do Ministério da Saúde e nossa solicitação não foi atendida, e ele não enviará mais doses de vacina contra influenza”, completa o gestor.

O Piauí recebeu do Ministério da Saúde 884.300 doses da vacina para cobertura estadual. Dessas, 35 mil ainda se encontram disponíveis na Rede de Frios do Estado e 5 mil foram enviadas nesta segunda para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

A campanha foi dirigida aos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas.

O sistema ficará aberto até o dia 20 para os municípios informarem o restante dos dados. No Piauí, sete municípios ainda estão com cobertura vacinal menor que 60%, 137 municípios com cobertura vacinal maior que 60% e menor que 90% e 89 municípios com cobertura vacinal maior que 90%.

Dentro dos grupos do público vacinal previsto para o Piauí, foram vacinados contra a Influenza: 74,99 % das crianças, 95,74 % dos trabalhadores de saúde, 70,03 % das gestantes, 78,49% das puérperas, 85,09% dos idosos e 71,16 % dos professores.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com