Vacinação contra a gripe A começa hoje em Teresina

Mais uma vez os idosos fazem parte do público alvo da campanha

O Ministério da Saúde já definiu o calendário da campanha nacional de imunização contra a gripe e, nesta segunda- feira, dia 15, todas as salas de vacinação estarão abertas durante todo o dia. A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe, este ano tem o Dia D da campanha marcado para 20 de abril, que é também o dia de mobilização nacional.


Vacinação contra a gripe A começa hoje em Teresina

O slogan é ?Quem lembra da vacina se protege da gripe? e, de acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, em 2013 a prioridade será das crianças de seis meses a dois anos, gestantes, acamados e puérperas, que são mulheres que deram à luz há menos que 45 dias, desde que apresentem um documento comprobatório como cartão da gestante ou do recém-nascido.

?Também serão vacinados nesta fase da campanha os idosos com mais de 60 anos, os portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais de saúde e a população privada de liberdade. Salas de vacina estarão abertas de manhã e de tarde, atendendo a todos que se enquadram nos grupos prioritários?, pontua.

Além disso, a coordenadora ressalta que outros postos volantes serão instalados em locais de grande circulação de pessoas. Para a população da capital, a Prefeitura tem como meta vacinar 20.922 crianças, 10.690 trabalhadores de saúde, 10.461 gestantes, 1.720 puérperas, 70.481 idosos e 25.749 portadores de doenças crônicas.

?A vacinação contribui para a redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis e permanece até o dia 03 de maio?, alerta Amariles Borba.

Fonte: Marcilany Rodrigues