Vacinas oferecem muito mais benefícios do que efeitos adversos, diz FMS

O cumprimento do calendário de vacinação é a forma mais fácil de proteger a criança de uma doença e ainda melhor do que se submeter a um tratamento para se curar.

Vacina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao nascer, com a trilha sonora do seu próprio choro, os bebês trazem consigo a vontade de viver e despertar alegrias por onde passam. Mas, para isso acontecer, é claro que alguns cuidados dos pais terão que ser tomados ao longo da criação dessas crianças.

Um ponto importante a ser levado em conta, que são provas de amor, carinho e cuidado, é a saúde dos filhos. E logo no nascimento e até antes mesmo dele acontecer, este cuidado é indispensável. Uma das formas de promover a saúde dos filhos é através da vacinação, que deve ser iniciada logo após o nascimento das crianças e é a forma mais fácil de se proteger de uma doença e ainda melhor do que se submeter a um tratamento para se curar.

É pensando desta forma que a autônoma Ana Cláudia Pereira sempre leva os seus três filhos aos pontos de vacinação para receberem a imunização no período certo. Desde o nascimento do filho mais velho, Victor Gabriel, de 8 anos, ela tem o cuidado de acompanhar a caderneta de vacinação dos seus filhos mantendo sempre em dia as vacinas.

“Sempre acompanhei para que ele não corresse o risco de pegar doenças”. Agora, após o nascimento das outras filhas, Sarah Maria, 5 anos e Mariane Carvalho, 3 anos, ela continua seguindo o cronograma estabelecido no calendário de vacinação. “Fazendo isso tenho a segurança de saber que certas doenças não farão parte da vida deles, ou, pelo menos, serão mais leves, como o sarampo, a papeira, dentre outras”, coloca Ana Cláudia.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde - FMS, Amariles Borba, é fato científico que as vacinas trazem muito mais benefícios do que os possíveis efeitos adversos e por isso o calendário nacional de imunização deve ser ressaltado constantemente, visto o risco das doenças. “Se hoje não temos casos de paralisia infantil é porque as pessoas receberam a vacina. Se antes tínhamos muita diarreia, já tem uns 6 anos que implantamos a rotavírus, e este número diminuiu, também devido à vacina”, informou.

Reação maior é de proteção

Orientados de maneira errônea, ou apenas através de informações disponíveis na internet, os pais que não vacinam os filhos põem em risco não apenas a própria criança, mas toda a população, pois algumas doenças simples podem ter consequências graves.

“Estas pessoas ficam inventando hipóteses sem comprovação. As vacinas têm efeitos adversos, mas o benefício é ainda maior. Já houve tentativas de não fazer a vacina BCG, e a tuberculose se manifestou de maneira drástica, fazendo meningite e a tuberculose miliar”, comenta Amariles Borba.

Ela explica ainda que qualquer produto que se coloca dentro do corpo, seja passando ou ingerindo, sempre será algo estranho, pois o corpo foi construído para reagir a estranhos que chegam dentro dele. “A vacina é um estranho. Então o corpo vai reagir e a ideia da vacina é essa mesmo: você colocar algo estranho no corpo e ele reagir formando anticorpos para se defender deles”, complementa.

No caso de Ana Cláudia, em todas as vacinas já tomadas pelos seus filhos, a reação foi apenas de proteção. “Para não dizer que eles não sentiram nada, só tiveram a reação básica, aquela que eles já avisam que a criança pode ter”, conclui a mãe.

Não alcance das metas é multifatorial

Atualmente, o Brasil é um país livre da poliomielite, mas segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos da doença entre 2013 e 2014. Em relação ao sarampo, entre 2013 e 2014 foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados de Pernambuco e Ceará. Estes dados mostram a importância da vacina.

Mesmo assim, alguns pais estão se inserindo em um movimento crescente nos Estados Unidos e na Europa: o de pais que encaram com desconfiança o grande número de vacinas dadas nos primeiros meses de vida do bebê e optam por adiá-las ou mesmo eliminá-las. Mas este movimento não justifica o não cumprimento das metas estabelecidas nas campanhas de vacinação.
Amariles Borba explica que uma série de fatores estão relacionados a isso.

O primeiro deles é a mudança das datas das campanhas e a falta de interesse dos pais; outro da não valorização das crianças. “Como é que você consegue vacinar em um único dia 130 mil gatos e cachorros e em dois meses não consegue vacinar 56 mil crianças menores de 5 anos? Se os dois seres vivos não vão ao local de vacinação sozinho?”, indaga a diretora ao frisar que os vírus e as bactérias ficam adormecendo e podem voltar.

O Piauí ficou entre os estados que não alcançaram a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo e poliomielite. Foi a pior cobertura do Nordeste e a campanha teve que ser prorrogada. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura de vacinação contra a poliomielite foi de 79,57%, e contra o sarampo, de 65,59% no território piauiense. “Fizemos 20 mil folders para as campanhas ano passado e demos várias entrevistas na imprensa, mas as pessoas não levaram os filhos”, lamenta.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES