Veja 10 possíveis temas para a redação do Enem 2015

Confira a baixo 10 possíveis temas que listamos para você.

Milhares de pessoas tentam adivinhar qual  o possível tema da redação do Enem 2015 , que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Algum acontecimento de grande repercussão na atualidade, questão política, social ou geográfica. O texto de 30 linhas deve ser coeso e coerente.

Na dúvida, veja a baixo  10 possíveis temas que listamos para você mandar ver e conseguir os tão sonhados 1.000 pontos! 

Image title

1. Refugiados de guerra

Embora já tenha sido abordado no Enem de 2009, o assunto pode voltar, dada a relevância global do tema atualmente. Os países da Europa e do mundo devem aceitar a quantidade de refugiados vindos da África e do Oriente Médio? Quais os impactos sociais e econômicos dessa migração?

2. Crise climática

O desmatamento, a poluição dos rios e a urbanização desordenada já têm sérios desdobramentos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. Um dos impactos de destaque na atualidade é a crise de abastecimento de água nos estados do Sudeste.

3. Maioridade Penal

No Brasil, há quem defenda a redução da maioridade penal (idade em que uma pessoa pode ser julgada criminalmente) para 16 anos. O tema é polêmico e divide a opinião de políticos, juristas, defensores dos direitos da criança e do adolescente e da sociedade em geral.

4. Preconceito racial e homofobia

No Brasil, preconceito racial é crime e casais do mesmo sexo já podem casar e adotar filhos, mas os casos de racismo e homofobia ainda são muitos. Por qual razão? Como mudar isso?

5. Jogos Olímpicos 2016

O Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Quais serão os impactos positivos e negativos para a cidade, para o Estado e para a economia do País?

6. Descriminalização das drogas

A posse de drogas no Brasil é tratada como assunto de polícia e não de saúde pública - bem diferente de alguns países da Europa que conseguiram reduzir o tráfico com medidas mais “humanizadas”. Será que esse modelo funcionaria aqui?

7. Corrupção enraizada na cultura brasileira

Escândalos recentes na Petrobras, nos governos e na FIFA tomam conta dos noticiários brasileiros, mas existem também os pequenos delitos, o “jeitinho brasileiro”. Quando vamos conseguir moralizar o serviço público e mudar a forma como encaramos a corrupção?

8. Direito dos trabalhadores domésticos

A lei que garante direitos básicos aos trabalhadores domésticos tem gerado muita polêmica. Empregadores reclamam dos custos, mas os domésticos passaram finalmente a ter direitos que já eram garantidos a outros trabalhadores com carteira assinada no Brasil.

9. Os 50 anos do golpe militar

Os frequentes pedidos de intervenção militar por uma minoria da população sugerem um debate sobre o que aconteceu nos 20 anos de regime militar no País.

10. Mobilidade Urbana

As cidades brasileiras finalmente começaram a se dar conta de que em breve já não poderão comportar o número crescente de veículos nas ruas. A solução é investir em outras opções de mobilidade urbana. Mas o que isso envolve? Que tipo de mentalidade as pessoas precisam ter para aceitar novos modelos de transporte?



Fonte: Com informações do MSN