Veja imagens da chuva de meteoros da constelação de Gêmeos

Geminídeas é uma tempestade anual e pôde ser vista na madrugada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chuva de meteoros da constelação de Gêmeos (Gemínideas) iluminou parte do céu na madrugada desta quinta-feira (14), no Brasil e em outras partes do mundo. O fenômeno pode ser visualizado em regiões onde o céu estava mais limpo.

"É a melhor chuva de meteoros do ano para os habitantes do hemisfério sul", diz Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro da comissão de imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira.

Segundo Bill Cooke, do escritório de meteoros da agência espacial americana (Nasa), como a chuva Perseidas foi obscurecida pela lua em agosto, Gemínideas provavelmente deve se destacar em 2017 e ser a melhor chuva de meteoros do ano.

Mais cedo, a previsão era de cerca de um meteoro por minuto (ou seja, 60 por hora), segundo a Nasa. 

"Isso é um número médio, que depende de condições ideais, mas podemos chegar a 100 meteoros por hora", diz Rojas. Segundo ele, nas grande cidades, deve ser possível ver apenas cerca de dez por hora ou menos, já que nesses centros há muita iluminação artificial.

Asteroide que dá origem à chuva mais próximo da Terra

Meteoros ocorrem quando a Terra se aproxima de um asteroide. Fragmentos desse asteroide, ao adentrarem na atmosfera terrestre, 'queimam' – o que deixa um risco luminoso.

No caso de Geminidas, a chuva ocorre quando a Terra se aproxima do asteroide Phaeton 3200. Segundo a Nasa, nesta quinta foi o mais perto que o nosso planeta esteve do Phaeton desde sua descoberta em 1983.

A proximidade do asteroide com a Terra possibilita que os astrônomos o estudem mais detalhadamente. "Com a menor distância, é possível gerar imagens de radar", explica Rojas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES