Ventos chegam a 142 km/h em Santa Catarina

Mais de 30 mil pessoas foram atingidas, segundo Defesa Civil.

Os ventos chegaram a 142,5 quilômetros por hora, na manhã desta segunda-feira (28), em Caibi (SC), segundo boletim divulgado pela Defesa Civil estadual. No sábado (26), as rajadas chegaram a 138 quilômetros por hora em Celso Ramos (SC), e a 102,6 quilômetros por hora em Urubici (SC).

Além do vento forte, o granizo também causou prejuízos. A Defesa Civil informa que 26 municípios registraram problemas devido ao mau tempo, desde o fim de semana. Desses, cinco decretaram situação de emergência. Mais de 3,2 mil imóveis foram danificados e mais de 30 mil pessoas foram atingidas.

Mais cedo, o coordenador estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, disse ao G1 que a situação é grave no estado. Diversas cidades registraram inundações. Os municípios de Araranguá e Sombrio foram atingidos por fortes ventos nesta madrugada. Não está descartada a possibilidade de tornados na região. Para confirmar a ocorrência do fenômeno, meteorologistas devem avaliar os danos.

De acordo com a Defesa Civil, em Araranguá, os ventos chegaram a 82,1 quilômetros por hora, na madrugada desta segunda. A previsão é de que o tempo continue instável nesta segunda.

Fonte: g1, www.g1.com.br