SEÇÕES

Vereadora rebate críticas sobre melhores cidades para se viver

Graça Amorim rebateu pontos da pesquisa na Câmara

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vereadora Graça Amorim (PMB) usou a tribuna da Câmara Municipal para esclarecer sobre os índices de Teresina no ranking realizado pela Consultoria Macroplan e divulgado pela Revista Exame, onde a capital piauiense apresentou queda em alguns indicadores.

A vereadora explicou que no que diz respeito à Educação, Teresina apresentou um índice menor que 2012 puxado pelo Ensino Médio. “Essa foi a conclusão que os técnicos da prefeitura chegaram ao analisar os números. Veja bem, o ensino médio não é responsabilidade da prefeitura, mas do Estado”, disse, respondendo à críticas da oposição. “Pegar uma pesquisa imputar responsabilidade ao município de Teresina, apontar falhas sem analisar direito é precipitado. A responsabilidade não pode ser individualizada”, retrucou.

Na Educação, Teresina permaneceu com o mesmo índice do último levantamento, realizado em 2005, ocupando 42ª colocação. Já no ranking geral, a capital piauiense caiu da 69ª posição para a 74ª puxada pelo ensino médio.

No que diz respeito à Saúde, Graça reforçou a conclusão apresentada pelo secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, de que o Hospital de Urgências de Teresina é sobrecarregado pelas demandas de todo o Estado, o que é injusto imputar somente à administração municipal o posicionamento no ranking. "Teresina termina por arcar com a Saúde do restante do estado, por ter o maior hospital público”, reitera.

Sobre a Segurança, ela ressaltou que a responsabilidade nesse quesito é do Estado, mas a prefeitura vem contribuindo ao criar a Guarda Municipal e fazer investimentos em políticas públicas de prevenção à violência. “Os números desta pesquisa são referentes a 2014, de lá para cá já foi criada a Guarda Municipal de Teresina que contribui, apesar de não ser voltada para essa questão dos crimes violentos, que foi o critério levado em conta nesta pesquisa. Além disso, pesa também os investimentos em ações de prevenção á criminalidade e uso de drogas”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos