Versão eletrônica da CNH para celular estará disponível em 2018

Os motoristas poderão apresentar o documento no formato digital.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério das Cidades anunciou nesta terça-feira (25/7) o lançamento da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A novidade foi aprovada em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e estará disponível em fevereiro de 2018. A CNH Eletrônica é a versão do documento com o mesmo valor jurídico da impressa com vantagens adicionais, como o uso em aplicativos no celular.

Com esta ferramenta os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório, em formato digital, que poderá ser comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode. É importante ressaltar que a CNH impressa continua sendo emitida normalmente. Como a decisão é recente, o Detran-DF ainda vai se posicionar para explicar como vai funcionar na prática.

Além disso, com o dispositivo, os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que está em fase de testes, que fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa.

“Não medimos esforços para atender da melhor forma possível o cidadão, que está a cada dia mais conectado. A sociedade mudou e nós temos que acompanhar e facilitar os meios de identificação”, afirma o ministro das Cidades Bruno Araújo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES